PUB


 

 

Artigos de Media, Publicidade e Consumidor

  • Reflexão e sentido do consumismo quanto à busca da felicidade

    Reflexão e sentido do consumismo quanto à busca da felicidade

    A sociedade contemporânea é denominada sociedade de consumo, incutindo nos indivíduos a mentalidade de constante aquisição de bens materiais, ainda que supérfluos, como forma de manutenção do sistema capitalista, bem como por desenvolver nos indivíduos a noção de pertencimento ao grupo ou meio social. Ainda percebemos que o homem busca a felicidade cada vez mais no ato de consumir, assim, o consum ... ler artigo

  • Comportamento de consumo na sociedade pós-moderna e sua influência na terceira idade

    Comportamento de consumo na sociedade pós-moderna e sua influência na terceira idade

    A influência do comportamento de consumo da sociedade tida como pós-moderna na terceira idade é visitada neste trabalho objetivando, a princípio, investigar o conceito de pós-modernidade e sua relação com o conceito de modernidade, em que se procura discutir o assunto e o que de fato existe, se é que isso é possível. Buscou-se, além disso, apresentar o cenário atual brasileiro para o consumo do id ... ler artigo

  • Para a construção de um roteiro educativo e preventivo na área do uso saudável das novas tecnologias

    Para a construção de um roteiro educativo e preventivo na área do uso saudável das novas tecnologias

    Neste trabalho, pretende-se efetuar uma seriação de aspetos relacionados com a promoção de usos saudáveis das novas tecnologias por parte dos mais novos. Trata-se de um esforço inicial que procura identificar áreas problemáticas e prioritárias, não só desde a ótica de um educador, mas da de um construtor de programas de promoção de saúde nesta área. Assim, abordaremos alguns temas relacionados com ... ler artigo

  • Corpo ideal e corpo real: a mídia e suas influências na construção da imagem corporal

    Corpo ideal e corpo real: a mídia e suas influências na construção da imagem corporal

    O presente artigo busca refletir sobre como as mídias têm explorado o padrão físico e corporal feminino, relacionando-os com a autoaceitação e status social através da aceitação do outro. Para tal, pretende-se fazer uma breve reflexão dos filmes “Meninas Malvadas” e “Pequena Miss Sunshine”, sendo que ambos aqui foram retratados como reforçadores e críticos desta padronização corporal. Com isso, pr ... ler artigo

  • Big data no marketing político de eleições. Internet como canal de comunicação política efectiva

    Big data no marketing político de eleições. Internet como canal de comunicação política efectiva

    O presente trabalho aborda a utilização da Big Data em contexto de marketing político de eleições como ferramenta de propaganda direccionada ao universo dos eleitores que são utilizadores das redes sociais online. A comunicação como processo fundamental na interacção dos homens e um instrumento precioso na comunicação política no paradigma actual da sociedade em rede onde a comunicação digital se ... ler artigo

  • PUB


  • Liberdade de expressão e privacidade na internet. Dialéctica de dois direitos humanos na terra de ninguém

    Liberdade de expressão e privacidade na internet. Dialéctica de dois direitos humanos na terra de ninguém

    O presente trabalho trata sobre os Direitos Humanos, em particular, a Liberdade de Expressão e o Direito à Privacidade na Internet, propondo-se enfatizar a questão da dialéctica dos mesmos no contexto da sociedade digital contemporânea que face à tecnologização da vida moderna, vêm a sofrer muitos desafios. Torna-se necessário assim, compreender, por meio de uma revisão teórica, a história dos dir ... ler artigo

  • Baleia azul: do pensamento ao ato

    Baleia azul: do pensamento ao ato

    O estudo tem por finalidade uma reflexão à sociedade sobre os aspectos relativos ao aumento nos casos de suicídio, com enfoque principal no público infanto-juvenil, que vem sendo um público de destaque nesta temática. Verificaram-se, nos últimos meses, muitos casos de suicídio relacionados ao desafio conhecido como “baleia azul”, muito popular entre crianças e adolescentes. Este, por sua vez, envo ... ler artigo

  • Consumerismo: novo paradigma da saúde? Melhorando o impacto da educação em saúde

    Consumerismo: novo paradigma da saúde? Melhorando o impacto da educação em saúde

    Pretende-se neste artigo explorar o paradigma do consumerismo como forma de comemorar o Dia Mundial da Saúde. Interessa-nos partilhar a forma como a diversas metodologias foram sendo empregues e desenvolvidas entre 2015 e 2017. Referimo-nos a instrumentos, mas também ao envolvimento dos alunos e da própria comunidade docente nas iniciativas da nossa equipa de cuidados de saúde primários. Pensamos ... ler artigo

  • O corpo e suas formas comunicativas nas redes sociais

    O corpo e suas formas comunicativas nas redes sociais

    Este artigo teve como proposta fazer uma discussão sobre o corpo e suas formas comunicativas nas redes sociais. Para conhecer o sentido do corpo atual “pertencente” às redes sociais, recorreu-se aos sentidos construídos sobre o corpo ao longo da história, demarcando as épocas, e as representações sociais construídas até a contemporaneidade, possibilitando compreender esses fenômenos de auto exposi ... ler artigo

  • Os impactos da influência da mídia ao consumo infantil

    Os impactos da influência da mídia ao consumo infantil

    O estudo sobre Infância e Consumo nos faz refletir sobre a influência que a mídia tem sobre a vida das crianças e de forma estas estão sendo educados. Objetiva-se de uma forma geral levantar informações que levam a compreensão de como a mídia pode influenciar o consumo infantil e quais os impactos desse consumo na vida das crianças. O artigo consiste em uma revisão bibliográfica, as fontes de pesq ... ler artigo