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Artigos de Educação e Formação

  • Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Almeja este trabalho analisar os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin e apontar os objetivos da educação na Constituição Federal do Brasil de 1988. As colocações de Morin consistem certamente numa provocação a todos os profissionais interessados em estudar e repensar os objetivos das instituições de ensino de todos os níveis e modalidades. De outra parte, considerando ... ler artigo

  • A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    Neste artigo pretende-se verificar a influência que o meio da sala de aula pode ter nas formas de brincar e como os professores podem servir de mediadores nesse processo, levando em conta as significações das brincadeiras e como elas podem estimular tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem das crianças, facilitando o processo educacional em sala de aula. Entende-se que é na brincadeira que a ... ler artigo

  • Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de estabelecimento de motivação do aluno no contexto escolar. A relação dos acadêmicos com as disciplinas curriculares, vária de acordo com diversos fatores individuais e de ambiente, ligados à motivação. As pesquisas realizadas concedem cognitivas sobre motivação e conceituam que para se conquist ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e envolve conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo para ... ler artigo

  • Sarau: a arte como processo da construção identitária do adolescente

    Sarau: a arte como processo da construção identitária do adolescente

    A escola é um ambiente de construção, de conhecimentos e de diversas relações interpessoais que influenciam a constituição da identidade. Numa sala de aula do 9º ano de uma escola de referência na cidade do Recife-PE, campo de prática da Faculdade Pernambucana de Saúde, foi observada uma dinâmica escolar influenciada pelo ensino tradicional, com verticalização da relação professor-aluno caracteriz ... ler artigo

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  • Mediação escolar - a escola como cenário promotor de conflitos

    Mediação escolar - a escola como cenário promotor de conflitos

    O artigo em questão reside sobre o tema da mediação, mais precisamente da mediação escolar. Ao longo dos anos, a noção de mediação e os campos onde a sua atuação pode ocorrer tem gerado uma grande controvérsia. Na atualidade, a mediação é frequentemente associada a representações e práticas muito distintas, sendo deste modo entendida como um processo que pode, deve e está presente em vários conte ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e que envolve os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuind ... ler artigo

  • A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental e as contribuições do psicopedagogo com formação clínica e institucional

    A inclusão escolar na rede regular de ensino tem se transformado cada vez mais numa realidade na educação brasileira. Dentre os desafios a serem superados, encontra-se a prática pedagógica dos professores, pois esta tem demonstrado não atender as reais expectativas dos educandos. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo investigar de que forma a inclusão escolar vem sendo realizada nos a ... ler artigo

  • Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

    Incidência de pensamentos negativos ao falar em público em universitários e sua relação com os aspectos comportamentais e sócio demográficos

    Neste trabalho foi pesquisada a incidência de pensamentos negativos no ato de falar em público em estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná, bem como sua incidência de acordo com os aspectos comportamentais e sócio demográficos apresentados. Usou-se um questionário específico construído para este trabalho, associado ao Self Statements during Public Speaking Scale (SPSS), instrumento que foi adap ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e que envolve os conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um curríclo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo ... ler artigo