PUB


 

 

Trabalhos de Curso de Deficiência e Reabilitação

  • Photo

    A presença das tecnologias no desenvolvimento das crianças

    Tendo em vista que o uso das tecnologias podem trazer danos no desenvolvimento psíquico das crianças, quando utilizado de forma errônea, e muitas vezes acabar substituindo a função das figuras parentais, este trabalho tem como objetivo revisar a bibliografia por meio de uma abordagem psicanalítica e sociológica, problematizando possíveis prejuízos, quando há algum tipo de interferência no desenvol ... ler trabalho

  • Photo

    Crianças com autismo no processo de inclusão: comunicação alternativa e método TEACCH

    Este artigo trata da questão que envolve os processos de inclusão no ambiente educacional e na sociedade das crianças com autismo, assim como sugere-se a prática da intervensão psicopedagógica. O objetivo deste trabalho é compreender o papel da Psicopedagogia, na sua atuação em conjunto com a equipe multidisciplinar, assim como profissionais especializados em Saúde e Educação, para propiciar o des ... ler trabalho

  • Photo

    O paradigma da educação inclusiva como espaço democrático da aprendizagem do autista

    A criança inicia sua história ainda no ventre materno, a qual será enriquecida à medida que ela for crescendo e participando do mundo que a cerca. Caracterizado pela presença acentuada atípica na interação social e comunicação, o autismo também apresenta um repertório restrito de atividades e interesses. Há quem chame as três áreas afetadas de tríade autista – socialização, comunicação e comportam ... ler trabalho

  • Photo

    O TDAH em alunos do ensino fundamental I

    O presente artigo trata sobre a temática do TDAH em alunos do ensino fundamental I. O TDAH é conceituado como um distúrbio neurofisiológico, com sinais de falta de atenção e impulsividade não adequadas ao nível de desenvolvimento, sendo prejudicial à aprendizagem em crianças na idade escolar. A área foco deste artigo foi justamente a escolar na qual é perceptível o grande impacto na aprendizagem. ... ler trabalho

  • Photo

    Autismo: estratégias de intervenção no desafio da inclusão no âmbito escolar, na perspectiva da análise do comportamento

    A inclusão escolar visa acolher todos os alunos, no sistema de ensino, de maneira que se respeite as diferenças e se reconheça as diversas necessidades de seus alunos. Ao incluir um aluno com necessidades especiais, como um aluno com Transtorno de Espectro Autista, deve-se assegurar uma educação de qualidade, em que possibilite dentro desse espaço o ensino aprendizagem e a sua interação social, ju ... ler trabalho

  • PUB


  • Photo

    Autismo e psicanálise

    Este estudo propõe enfatizar a questão do autismo através de uma revisão histórica que possibilita compreender sua entrada no campo da psiquiatria. O aumento significativo de pacientes diagnósticados com autismo que, inicialmente, eram tratados como psicóticos evidencia a importância de destingui-los e não confundi-los. A clínica dos distúrbios graves na infância requer uma série de cuidados. Torn ... ler trabalho

  • Photo

    Família do deficiente intelectual: reflexões acerca do sofrimento familiar e do trabalho do psicólogo

    O presente estudo tem como objetivo apresentar reflexões acerca do sofrimento da família do deficiente intelectual e o trabalho do psicólogo junto a está família, compreendendo a importância da família para o desenvolvimento e inclusão social dessa criança. Trazendo capítulos que vão abordar o contexto histórico da deficiência intelectual, suas terminologias do decorrer dos tempos, suas causas bio ... ler trabalho

  • Photo

    Desenvolvimento de uma relação facilitadora na comunicação com uma criança com características de mutismo seletivo

    Este trabalho aborda um estudo de caso de uma menina, com características de mutismo seletivo. Desde seu nascimento a criança foi submetida a diversas intervenções hospitalares que influenciaram de forma significativa seu desenvolvimento. O vínculo terapêutico foi baseado em uma relação de espera, aceitação da postura da criança e desenvolvimento de ambiente facilitador que permitiu através do bri ... ler trabalho

  • Photo

    Observação da motivação de um grupo de adolescentes com deficiência física da ABLUDEF diante das atividades propostas pelos facilitadores

    Encontra-se neste artigo um estudo com base em observações na instituição ABLUDEF, situada no município de Blumenau. As observações feitas foram baseadas nas teorias em dinâmica de grupo. O grupo escolhido na instituição foi de adolescentes entre 12 a 18 anos de idade, portadores de deficiências físicas. O fenômeno observado foi motivação, com base nos objetivos de observar à dinâmica e a motivaçã ... ler trabalho

  • Photo

    O impacto da deficiência infantil aos pais e o processo de reconhecimento desta realidade por meio do auxílio promovido pelas equipes de profissionais da saúde

    A perda de alguém amado é, inevitavelmente, uma das mais dolorosas e intensas experiências que o ser humano pode sofrer. E no momento em que não há perda efetiva, mas um pesar simbólico? Da mesma forma, a dor provocada pelo vazio que se estabelece desafia aqueles que a sentem. O luto sentido pelos pais por um filho, até então, idealizado, porém nascido com deficiência, é uma prova penosa não apena ... ler trabalho