Trabalhos de Curso de Processos Psicológicos
-
Estudo do coeficiente intelectual em crianças no ensino fundamental
O coeficiente intelectual é um conjunto de testes padronizados que se destinam a mensurar as capacidades cognitivas do indivíduo (inteligência). O objetivo deste trabalho é verificar se existe diferença no coeficiente intelectual de crianças que estudam em escolas privadas e pública. Para isso foi utilizado como instrumento de coleta de dados a Escala de Inteligência Wechsler Abreviada (WASI). Par ... ler trabalho
-
O teatro e a criatividade no ensino médio: uma revisão de literatura
Essa pesquisa investiga a relação entre o teatro e a criatividade no ensino médio. Trabalha-se com a hipótese que as atividades teatrais, realizadas durante a vida escolar, podem favorecer o desenvolvimento da criatividade. A justificativa desse estudo deu-se pela necessidade de compreender o processo da criatividade na escola. Além de perceber a distância entre as práticas educativas que se basei ... ler trabalho
-
Os paralelos entre as fases do desenvolvimento cognitivo e gráfico
O intuito deste trabalho é produzir um paralelo entre as teorias desenvolvimentistas das esferas cognitiva e gráfica. Fez-se essa relação através da Teoria da Inteligência de Jean Piaget e a Teoria do Grafismo de Georges Henri-Luquet de maneira a demonstrar as correspondências entre as teorias. Passaremos em revista os estágios cognitivos sobre os quais Piaget se desdobrou e por fim iremos explici ... ler trabalho
-
Psicanálise: Uma análise breve sobre o filme ´A Pianista´
O objetivo do presente trabalho embasa-se em construir o relatório da disciplina de estágio supervisionado I da faculdade Mauricio de Nassau. No trabalho será abordado o seguinte tema de uma das abordagens oferecidas pela clínica da instituição, teoria Psicanalítica, onde será discorrido um breve histórico de tal abordagem, daremos ênfase maior para a Psicanálise, para enfim adentrar na analise ... ler trabalho
-
Declínio cognitivo na senescência e repercussões no contexto familiar
Este trabalho apresenta-se sob a forma de estudo recapitulativo de bibliografia apurada concernente ao declínio cognitivo na senescência e subsequentes efeitos no núcleo familiar. Explora os processos cognitivos lesados pelo processo natural de envelhecimento – percepção e função sensorial, memória e processamento de informação. Com base nestes conceitos, diferencia-se o diagnóstico de Comprometim ... ler trabalho
-
As funções executivas e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na primeira infância
As funções executivas, presentes no córtex pré-frontal, são responsáveis pelo autocontrole do ser humano. Disfunções nessa área cerebral estão presentes no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É fundamental a compreensão dessa relação na primeira infância, entre gestores de políticas públicas, profissionais da saúde e educação, bem como familiares e o próprio portador do TDAH. ... ler trabalho
-
Psicomotricidade Infantil: A arte de brincar e aprender através do lúdico
Este artigo tem como objetivo compreender a partir da visão de professores a eficácia do brincar e da psicomotricidade em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento psicomotor infantil. Teve como objetivos compreender a psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento infantil, entender a relação entre o corpo e a mente através da psicomotricidade, identificar quais as formas lúdicas que con ... ler trabalho
-
A importância do brinquedo sucata no desenvolvimento infantil
Este estudo foi realizado a partir da observação de crianças de dois a três anos de idade que frequentavam o Maternal A da creche de uma instituição de Caxias do Sul. Teve como objetivo investigar os comportamentos de cinco meninas e três meninos expostos a um estímulo novo no ambiente num período de brincadeira livre. Utilizou-se o método observacional e, para a coleta de dados, a técnica de Regi ... ler trabalho
-
Aquisição e desenvolvimento da linguagem: contribuições de Piaget, Vygotsky e Maturana
O artigo apresenta uma articulação dos constructos de Piaget, Vygotsky e Maturana para compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Essa articulação foi possível a partir de uma breve revisão de literatura sobre o referido processo em alguns textos originais e/ou traduzidos de cada um dos autores citados, assim como algumas releituras dos mesmos. Com a revisão, foi possível ... ler trabalho
-
As semelhanças, diferenças e contribuições de Piaget e Vygotsky para formação docente
A proposta deste artigo é apresentar os resultados preliminares de um estudo exploratório que teve por objetivo de coletar, analisar e contrapor informações sobre o desenvolvimento humano e da aprendizagem sob a óptica de Piaget e Vygotsky e a presença destes teóricos nos cursos de licenciatura. A partir da revisão bibliográfica, foram levantadas possíveis semelhanças e diferenças entre as duas co ... ler trabalho
- de 1 até 10, total de 33
- próximos
- próximos trabalhos