Esta pesquisa bibliográfica busca compreender e verificar a necessidade da presença de psicólogos no âmbito das escolas de Ensino Fundamental e Médio. Justifica-se a escolha do tema pelo fato deste apresentar um conteúdo rico de informações que poderá enriquecer o conhecimento do pesquisador. A problemática consiste em elucidar a forma pela qual o psicólogo atua na instituição escolar e se pode minimizar o fracasso escolar. Diante disso hipotetizou-se que a atuação psicológica na instituição escolar favorece o desenvolvimento e a consequente aprendizagem do aluno, a qual pode minimizar o fracasso escolar. Mediante o problema, hipótese e objetivo; buscou-se como objetivo verificar a forma pela qual esta atuação tem sido implantada nas escolas e qual são as condições oferecidas para a atuação do psicólogo, tornando este um ponto de partida uma revisão teórica sobre a história da Psicologia Escolar no Brasil, relacionando-a com a história da educação. Em seguida efetuou-se uma análise sobre os modos de atuação do Psicólogo Escolar; dando ênfase no modelo utilizado na sociedade brasileira. Contudo, enfoca a relevância do papel do Psicólogo na inclusão escolar como propulsor do desenvolvimento infantil e da socialização. Conclui-se que a resposta ao problema perfaz a confirmação da hipótese, pois o trabalho psicológico escolar é fundamental para o desenvolvimento do aluno, bem como para a sua aprendizagem. A análise da atuação psicológica também permeada no objetivo revela que: os Psicólogos não estão preparados para trabalhar nas escolas, mesmo que haja mudanças na política educacional no tocante às funções atribuídas aos envolvidos nas escolas, tanto para os docentes, pessoal de apoio e psicólogo escolar.