Não cabe ao hipnólogo diagnosticar e tratar um paciente com Sídrome de Tourette

Cada vez mais homens, mulheres e crianças que sofrem da Síndrome de Tourette (ST) ou, na linguagem comum, distúrbio caracterizado por tiques múltiplos, incluindo o uso involuntário ou inapropriado de palavras obscenas (coprolalia) e a repetição involuntária de um som, palavra ou frase de outrem (ecolalia), recorrem à hipnose clínica para controlar o seu corpo e sentirem-se melhor consigo mesmos e em sociedade.

Não cabe ao hipnólogo diagnosticar e tratar um paciente com esta patologia. O hipnólogo apenas ensina o paciente a controlar o seu corpo e a estar melhor consigo mesmo e com a sociedade que o rodeia. O papel da hipnose clínica passa por diminuir os tiques e/ou permitir controlá-los, de modo a que o paciente se sinta confortável consigo mesmo.

A actuação do hipnólogo clínico na Síndrome de Tourette

Por ser uma patologia normalmente associada a uma situação traumática, a actuação do hipnólogo clínico passa por desligar a emoção à situação traumática. Posteriormente o hipnólogo ensina o paciente a relaxar todos os músculos do corpo e a controlá-los, através de técnicas especificas de relaxamento muscular, respiração e da auto-hipnose que o paciente pode colocar em prática em casa.

Ao desbloquearmos a emoção e ensinarmos o paciente a baixar a sua frequência cerebral através da auto-hipnose, terminamos logo com outras patologias associadas, como, problemas de sono e ansiedade.

As vantagens da hipnose clínica em pacientes adolescentes

Muitas vezes, os paciente que nos chegam ao consultório sofrem também de depressão, associada à sua auto imagem e insegurança para com o mundo à sua volta. É uma situação que se verifica com mais frequência nos adolescentes, muitas vezes vítimas de bullying por parte de colegas ou professores que desconhecem as frustrações que envolvem o jovem quanto ao controlo dos espasmos involuntários. A diminuição dos tiques faz com que se sintam mais aceites pela sociedade, tornam-se mais comunicativos e interagem mais com as outras pessoas.

No caso dos adolescentes, a família é convidada a participar e ser parte integrante da terapia, através das técnicas de auto-hipnose. Técnica que beneficia não só o paciente mas todos os que com ele vivem pois trata-se de uma patologia que provoca um cansaço, tanto físico como mental, permanente que afecta todos os membros da família 24 horas sobre 24 horas.

Resultados Com uma taxa de sucesso de 90%, são recomendadas três a quatro sessões de hipnose clínica que podem durar entre duas a cinco horas.

Poderá visualizar o testemunho de uma paciente com Síndrome de Tourette, antes e após o tratamento através de hipnose clínica em http://www.hipnoglobal.pt/#!videos/c236f