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Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão

2019
ramizcpm@hotmail.com


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Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão

Este artigo refere-se sobre o transtorno de ansiedade em adolescentes. A fase da adolescência é uma transição entre a infância e o estado adulto, esse período é marcado por mudanças físicas, cognitivas e também pelas mudanças emocionais e sociais. É um percurso cheio de dúvidas, inseguranças que geram angústias e agitações. E nesse período encontramos jovens estudantes com grandes níveis de ansiedade, que desestabilizam a concentração e a memória, trazendo dificuldades e insucesso escolar. O objetivo deste estudo é analisar e compreender quais são os medos, angústias e preocupações que são enfrentadas por alunos do Ensino Médio e como os diferentes fatores influenciam no seu desenvolvimento. Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado um levantamento bibliográfico de pesquisas qualitativas relacionadas ao tema ansiedade em contexto escolar de alunos do ensino médio. O estudo bibliográfico visa refletir como o sistema de ensino, os ambientes escolares e familiares podem surgir como fatores de risco para o transtorno de ansiedade. A adolescência se caracteriza como superação da infância e, após entrada na vida adulta. Das características físicas desta fase ressalta-se o desenvolvimento de pêlos no corpo, o crescimento repentino e o desenvolvimento das características sexuais, no ambito emocional surgem as rebeldias, as insatisfações, a onipotência, as crises geracionais. As possíveis alterações físicas e psíquicas no adolescente podem ser problematizadas pelo excesso de pressões familiares, escolares e também sociais, o que acaba tornando a saúde mental frágil para suportar questões cotidianas.

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