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Brincar é coisa séria: a infância e as suas formas de expressão

2017
hentzrita@hotmail.com


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Brincar é coisa séria: a infância e as suas formas de expressão

O presente artigo propõem uma análise acerca do brincar na primeira infância, tendo como pano de fundo uma experiência de estágio de psicologia escolar em uma escola de educação infantil. Brincar é direito da criança, é forma de expressão, é oportunidade de experienciar o mundo, de conhecer outras realidades, de reproduzir um contexto sociocultural, de resignificar o cotidiano e de elaborar conflitos. A primeira infância é marcada por estágios do desenvolvimento psicológico onde a criança aprende diferentes formas de se relacionar com o universo em que está inserida, as brincadeiras divergem de acordo com a faixa etária, porém, tem em comum a busca pelo prazer que é proporcionada por elas. Ao observar formas de brincar de crianças de dois a cinco anos foi possível investigar o que as brincadeiras revelavam sobre os pequenos, seja um modo de lidar com os próprios sentimentos, seja uma forma de organizar o psiquismo, o brincar tem inestimável valor para que a criança possa compreender o meio em que vive e para que o adulto possa entender o mundo interno da criança, suas fantasias e sua realidade.

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