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Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

2015
claudiaparra@uol.com.br
*Aluna do Curso de Pós-graduação Lato Sensu NEUROPSICOLOGIA E AS INTERFACES COM AS NEUROCIENCIAS - Unifadra - Faculdades de Dracena (Brasil). **Professora universitária e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu NEUROPSICOLOGIA E AS INTERFACES COM AS NEUROCIENCIAS. Professora universitária, mestre em Educação pela UNOESTE- Universidade do Oeste Paulista - Presidente Prudente - SP (2008). Graduada em Psicologia - Licenciatura (1984) e Formação de Psicólogos (1985), pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduação em Direito pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (1996). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Dracena e professora titular no Curso de Psicologia – Unifadra - Faculdades de Dracena. Tem experiência na área de psicologia social, educacional e clínica, com ênfase em Psicologia Comportamental Cognitiva.

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Brinquedos e brincadeiras na educação infantil

Este trabalho tem como objetivo desenvolver de forma lúdica a interação e socialização da criança de quatro a cinco anos matriculada na primeira fase da educação básica Pré-I na educação infantil, valorizando suas habilidades motoras, percepção, expressão oral, corporal e musical, raciocínio lógioco-matemático, capacidade de estabelecer relações espaciais e a percepção visual. Nesta fase inicial de aprendizagem a criança precisa desenvolver o gosto pela brincadeira e pelos brinquedos de forma a conservá-los, compartilhar com os colegas e acima de tudo desenvolver noções de regras e convivência na sala de aula e em todo o ambiente escolar. Esta pesquisa de natureza básica foi desenvolvida sobre o método dedutivo, cuja primeira etapa foi exploratória bibliográfica. Tendo em vista proporcionar atividade que envolva quebra-cabeça, cantiga de roda com as crianças como a ciranda-cirandinha, por exemplo, levando-a repetir poema, trava-língua ou letra de música., pois brincar de roda contribui para a integração do grupo, estas atividades desenvolvem a coordenação viso-manual ou fina, habilidade psicomotora essencial ao bom desempenho no processo ensino-aprendizagem. A criança é capaz de desenvolver atividades e habilidades através da brincadeira, portanto faz necessário deixá-la expressar seus sentimentos e anseios diversificando sempre que possível o ambiente, a brincadeira e o brinquedo. Conclui-se que a brincadeira e o brinquedo nessa faixa etária são essenciais para a aquisição do conhecimento, aprendizagem e interação social no grupo escolar, bem como na vida social dos seres humanos.

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