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Bullying e suas implicações com base na compreensão relacional sistêmica

2016
lucianeguisso@yahoo.com.br
Psicóloga. Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (Brasil)

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Bullying e suas implicações com base na compreensão relacional sistêmica

O objetivo do presente artigo é tratar do fenômeno chamado bullying articulando-o com pressupostos da teoria relacional sistêmica. O bullying manifesta-se por meio de comportamentos como apelidos pejorativos, ameaças, perseguições, agressões físicas, sendo os casos mais extremos a morte. Estas manifestações têm adquirido visibilidade no cenário mundial, preocupando a sociedade, especialmente cuidadores e educadores. Os comportamentos denominados como bullying tem se mostrado diferentes nos gêneros (feminino e masculino), mas sempre com a mesma consequência: o sofrimento. O presente artigo é de cunho teórico, sendo que se pretende apresentar um breve histórico do fenômeno bullying, características associadas a quem prática e quem sofre a violência, bem como o olhar da perspectiva relacional sistêmica sobre essa temática que tem fomentado o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, com o intuito de pensar formas e estratégias de prevenção em contexto, como o escolar.

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