Pesquisa
 

 

 

   Formação e Eventos   |   Livros   |  Newsletter   |  Fóruns   |   Colunistas   |   Diretório de Psicólogos
   homepage  >  artigos  >  educação e formação

Dislexia
Marina S. Rodrigues Almeida
marina@iron.com.br
Psicóloga, Psicopedagoga e Pedagoga
2004

Idioma: Português (Brasil)
Palavras-chave: Dislexia, aprendizagem, disléxico

Resumo

INTRODUÇÃO

DIS - distúrbio

LEXIA - (do latim) leitura; (do grego) linguagem

DISLEXIA - dificuldades na leitura e escrita

"Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação a idade. Apesar de submetida a instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, freqüentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar."

A dislexia não é uma doença, portanto não podemos falar em cura. Ela é congênita e hereditária, e seus sintomas podem ser identificados logo na pré-escola. Os sintomas, ainda, podem ser aliviados, contornados, com acompanhamento adequado, direcionado às condições de cada caso. Não podemos considerar como 'comprometimento' sua origem constitucional (neurológica), mas sim como uma diferença, que é mais notada em relação a dominância cerebral.

Outros tópicos deste trabalho:

- Etiologia da Dislexia

- Sinais encontrados nos disléxicos

- Dificuldades encontradas em crianças com dislexia

- Tipos de dislexia

- Lembre-se em observar

- Alfabetização do disléxico

- Estratégias que ajudam

- Orientação aos pais

 

Ler texto integral


 
  Versão para impressão
  Recomende este artigo
  Publique os seus trabalhos
  Como citar artigos obtidos na internet
 

 

MAIS ARTIGOS SOBRE: Educação e Formação

 
Oficina ´somos todos iguais´: uma experiência de educação popular
 
Estudo exploratório sobre a perceção dos pais e encarregados de educação sobre a necessidade de formação parental
 
Alteração de linguagem oral na criança com TDAH e suas implicações sociais
 
O papel da afetividade na aprendizagem Infantil
 
Contribuições da neuropsicologia nas dificuldades de aprendizagem escolar

 

 

 

 

 

 [Mais artigos]

 

PUBLICIDADE


 
 
 

Pub
 
 
 
 


 
 
Destaques

Consulte a nossa oferta de Dinâmicas de Grupo
Dinâmicas de Grupo

Consulte as novidades na secção de Livros
Livros


 
Sobre o Psicologia.pt   |   Informações Legais   |   Contactos   |   Publicidade   |   Pagamentos   |   Dados de tráfego
Recomende este site 
© 2005-2015 Psicoglobal, Lda
Todos os direitos reservados
Áreas da Psicologia   |   Artigos   |   Fóruns   |   Humor   |   Instrumentos Técnicos   |   Links
Livros  |   Newsletter   |   Notícias   |   Profissional e Estudante   |   Colaboradores   |   Directório de Psicólogos
Licença Creative Commons
O conteúdo desta página está licenciado sob uma
licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.