PUB


 

 

A vida toda para aprender

2005
sergiofabela@iol.pt
Licenciado em Psicologia. Pós-graduado em Psicoterapia e Orientação Vocacional. Investigador em Ciências Sociais e Humanas

A- A A+
A vida toda para aprender Mobilização do sistema familiar no processo de reabilitação profissional

O desenvolvimento social não é, actualmente, redutível aos fluxos e produtos económicos de uma dada nação. Ainda que esta perspectiva tenha sido privilegiada no contexto histórico da configuração das sociedades industriais, actualmente o enfoque é dimensionado na construção de ambientes, nos quais, os cidadãos possam desenvolver o seu potencial, liderando projectos de vida criativos e produtivos de acordo com as suas necessidades e interesses. Neste quadro de leitura discute-se, num primeiro momento, o conjunto de elementos necessários para a construção de uma cultura aprendente – ambiente no qual a multiplicidade de actores promove e investe no desenvolvimento dos recursos internos e externos, numa lógica de melhoria contínua ao longo de toda a vida e em todos os domínios da sociedade. Num segundo momento colocam-se em confronto as dimensões da Aprendizagem ao Longo da Vida e a Sociedade de Consumo, tentando compreender as suas inter-relações e os seus impactos no domínio da saúde psicológica.

A finalizar procede-se à exploração de um conjunto de propostas generativas para a encruzilhada desenvolvimental em que as novas configurações sociais desembocam, tentando caracterizar alguns dos elementos necessários ao desenvolvimento sustentado de uma lógica de cidadania e coesão social.

 Ler texto integral em PDF