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Os significados da avaliação vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência

2001
sergiofabela@iol.pt
Licenciado em Psicologia. Pós-graduado em Psicoterapia e Orientação Vocacional. Investigador em Ciências Sociais e Humanas

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Os significados da avaliação vocacional no contexto da reabilitação de pessoas com deficiência Mobilização do sistema familiar no processo de reabilitação profissional

As metodologias de avaliação na reabilitação têm vindo a enfatizar, enquanto condição crítica para a resolução dos problemas vocacionais, a necessidade de gerar perspectivas colaborativas e construtivas na abordagem da pessoa com deficiência.

Historicamente parece existir uma ruptura com os modelos de predictibilidade, antecipação e controlo na avaliação, emergindo quadros diacrónicos que enfatizam a necessidade de se proceder ao estabelecimento de processos de co-construção sobre a realidade interna do cliente em interacção com os seus contextos de vida. Neste contexto, procede-se à análise das condições históricas que sustentaram a transformação dos referenciais de avaliação diagnóstica para as perspectivas de avaliação construtiva. Neste enquadramento são ainda discutidas as implicações do modelo construtivista nas estratégias de avaliação em reabilitação.

A finalizar coloca-se em evidência a funcionalidade da avaliação no âmbito da análise das restrições vocacionais da actividade e participação.

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