PUB


 

 

A sexualidade na deficiência mental profunda - um estudo descritivo sobre atitudes de pais e profissionais

2007
susanaramos@fcdef.uc.pt 
*Psicóloga Clínica **Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento pela Universidade de Coimbra. Doutorada em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra. Professora na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior Miguel Torga de Coimbra.

A- A A+
A sexualidade na deficiência mental profunda - um estudo descritivo sobre atitudes de pais e profissionais Nova página 1

Na nossa cultura, a temática da sexualidade está ainda envolta de preconceitos e discriminação e, quando, aliamos este conceito à população com deficiência mental, estes preconceitos adquirem outra dimensão. Assim sendo, e por reconhecermos a importância do direito à realização afectivo-sexual da pessoa com deficiência mental, neste artigo sintetizamos um trabalho académico que teve com objectivos, por um lado, descrever as atitudes de Pais e de Profissionais face à sexualidade da pessoa com deficiência mental e, por outro, contribuir para desmistificar o conceito da sexualidade, em geral, e, sobretudo, quando relacionada com a deficiência.

 Ler texto integral em PDF