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Matemática no ensino médio e ensino superior: os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) versus teorias de pesquisadores e reflexos no ensino superior

2012
professorcabello@bol.com.br
Mestre em Educação Matemática, Bacharel em Administração, com Pós Graduação em Psicopedagogia. Pesquisador das dificuldades do ensino e aprendizado da Matemática. Atualmente é professor do Centro Universitário Uniitalo e do Centro Universitário SENAC- SP. Atua com as disciplinas de Matemática Financeira, Cálculo, Estatística, Probabilidade e Administração

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Matemática no ensino médio e ensino superior: os parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio (PCNEM) versus teorias de pesquisadores e reflexos no ensino superior Nova página 1

O objetivo desse trabalho é propor aos professores tanto do Ensino Médio como do Ensino Superior dados de uma pesquisa que destaca a necessidade de rever conceitos e aplicações ao preparar planos de ensino e práticas para a disciplina Matemática Financeira, especificamente no curso de Administração de Empresas. Nesse trabalho, que é um recorte da pesquisa, ´RELAÇÕES INSTITUCIONAIS PARA O ENSINO DA NOÇÃO DE JUROS NA TRANSIÇÃO ENSINO MÉDIO E ENSINO SUPERIOR´, trazemos análises tanto de documentos oficiais, como de livros didáticos. Ao transpor alguns tópicos da pesquisa mencionamos nosso referencial teórico, Yves Chevallard e sua TAD, Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1992), Chevallard (1994) e Bosch e Chevallard (1999), que estuda, mais especificamente, as relações institucionais que sobrevivem atualmente quando se trabalha com as noções de juros e simples e compostos tanto no Ensino Médio como no Ensino Superior. Com base em alguns livros didáticos indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio (PNLEM, 2009), observamos que o assunto matemática financeira é apresentado muito superficialmente no Ensino Médio. Percebemos também em função da pesquisa que no Ensino Superior as tarefas propostas nos livros didáticos exigem uma articulação de conceitos supostos trabalhados na etapa anterior.

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