Infecção por VIH e disfunções sexuais: que relação?

2012
kattfer@gmail.com
Hospitais da Universidade de Coimbra - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE (Coimbra, Portugal)

Infecção por VIH e disfunções sexuais: que relação? Nova página 1

O surgimento da infecção por VIH, no início da década de 80, ressuscitou medos, sentido de perigo, ansiedades e preocupações antigas sobre doenças sexualmente transmissíveis. Como o sexo é o principal veículo de infecção pelo VIH, o advento da SIDA desencadeou um grande impacto a nível psicológico, emocional, social, relacional e ainda na esfera sexual. Neste contexto os indivíduos infectados por VIH, após o respectivo diagnóstico, vêem alterados os seus hábitos e práticas sexuais, sendo muitas vezes assolados por sentimentos de perda da atractividade sexual, medo da rejeição e de contaminar os seus parceiros sexuais desenvolvendo, em última análise, quadros de disfunções sexuais. O presente estudo foi realizado entre Maio de 2011 e Abril de 2012, tendo como objectivo averiguar a relação entre a infecção por VIH e as disfunções sexuais, identificando (e quantificando) as mais comummente presentes na população infectada por VIH. A amostra é constituída por 100 doentes (n=36 feminino e n=64 masculino) acompanhados nas Consultas de Imunodeficiência do Serviço de Doenças Infecciosas dos HUC–CHUC, EPE. Os dados foram recolhidos através de entrevista semi-dirigida e de um questionário elaborado para o efeito. Neste estudo encontrámos principalmente perturbação do desejo sexual e aversão sexual em ambos os sexos, mais significativo nos elementos femininos da amostra. Nos elementos do sexo masculino, encontrámos também a disfunção eréctil, destacando-se a inibição daquela capacidade devido a medo e culpabilidade de infectar terceiros versus o desejo de estabelecer laços afectivos.