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Atividades de hábitos de lazer e condutas desviantes: proposta de um modelo teórico a partir de uma revisão metodológica e estatística

2013
nsformiga@yahoo.com
Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do curso de Psicologia na Faculdade Mauricio de Nassau (Brasil)

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Atividades de hábitos de lazer e condutas desviantes: proposta de um modelo teórico a partir de uma revisão metodológica e estatística Nova página 1

As atividades de lazer entre os jovens vêm gerando interesse de estudos na área da ciência humana e social; essa condição, na dinâmica juvenil, se deve ao fato de se observar uma quantidade de hábitos de lazer destinando ao rompimento das normas ou padrões sociais convergindo a conduta desviante. Em 2010 um estudo que enfatizava os hábitos de lazer e as condutas desviantes provou uma relação entre essas variáveis, porém, identificaram-se limites teórico-metodológico e estatístico. O presente trabalho, tem como objetivo, a partir de um novo delineamento teórico-metodológico, avaliar a influência dos hábitos de lazer sobre as condutas desviantes em jovens. 340 homens e mulheres com idade de 15 e 20 anos da rede privada e pública de educação da cidade de João Pessoa – PB responderam a escala das atividades de hábitos de lazer, a escala de condutas antissociais e delitivas e questões sócio-demográficas. Gerou-se um modelo teórico, a partir do calculo de modelagem estrutural; neste, observaram-se indicadores psicrométricos comprovando a associação, positiva, dos hábitos hedonistas (busca de uma diversão individualista), sobre as condutas desviantes; por outro lado, os hábitos instrutivos (diversão com ênfase de formação cultura e intelectual) e lúdicos (diversão com utilização de jogos, passeios e divertimentos em geral) associaram-se negativa as condutas desviantes. Tais resultados, não somente revelarem melhores indicadores estatísticos, mas, quando comparado a um estudo de 2010 com as mesmas variáveis, apresentaram melhor delineamento teórico-metodológico.

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