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Hábitos de estudo, estratégias de estudo e de aprendizagem - sua relação com a ansiedade e o stress face às avaliações nos alunos do ensino superior

2014
susanaramos@fcdef.uc.pt
*Licenciada em Educação Física. **Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica. Doutorada em Ciências do Desporto. Professora de Nomeação Definitiva na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)

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Hábitos de estudo, estratégias de estudo e de aprendizagem - sua relação com a ansiedade e o stress face às avaliações nos alunos do ensino superior

O objetivo deste estudo é identificar os hábitos, os métodos de estudo e de aprendizagem e relacioná-los com a ansiedade e o stress perante os exames em alunos do ensino superior. Os sujeitos que constituem a nossa amostra têm idades entre os 18 e os 31 anos (média=21,14 anos e desvio padrão=3,09 anos), sendo o sexo masculino o dominante (34=66,7% rapazes e 17=33,3% raparigas). Os instrumentos de avaliação utilizados foram um "Inventário de Estratégias de Estudo e de Aprendizagem" e um "Questionário de Ansiedade Perante os Exames", incluindo a "Escala de Ansiedade de Zung". Segundo os resultados obtidos, podemos mencionar que relativamente à percentagem de inquiridos que obtiveram pontuações positivas nos fatores correspondentes às Estratégias de Estudo e de Aprendizagem, estes são, por ordem decrescente: a "Motivação", a "Seleção das ideias principais", a "Auto-verificação", a "Atitude", o "Processamento da informação", a "Concentração", os "Auxiliares de estudo", as "Estratégias de verificação", a "Ansiedade", e a "Organização do tempo", tendo todas obtido percentagens superiores a 80%. Os estudantes apontaram que, perante uma oral, não se sentem à vontade, no entanto perante uma discussão de um trabalho, bem como um exame escrito dizem sentir-se "À vontade" ou "Bastante à vontade", pelo que no que respeita à sensação de ansiedade relativamente às orais, aos exames escritos e às apresentações de trabalhos, os estudantes sentem mais ansiedade nas orais.

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