PUB


 

 

Psicanálise e educação escolar: possibilidades de intervenção a partir de Freud e Lacan

2014
drastf-ms@yahoo.com.br
Psicóloga. Especialista em Psicologia da Saúde e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Atualmente cursa doutoramento em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com pesquisa financiada pela CAPES

A- A A+
Psicanálise e educação escolar: possibilidades de intervenção a partir de Freud e Lacan

O artigo tem como objetivo explicitar de modo introdutório alguns aspectos diretamente relacionados à abordagem psicanalítica do processo educacional. Inicialmente, retoma-se o interesse que a Educação despertou em Freud nos primórdios da Psicanálise. A seguir, discute-se a mudança operada no pensamento freudiano a partir da década de 30 do século XX. Por fim, o estudo reflete sobre os aportes de Jacques Lacan para intervenções do psicólogo na Educação Escolar na atualidade.

 Ler texto integral em PDF