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Algumas reflexões sobre o inconsciente, a transferência e o ato educativo para a psicanálise

2014
pedropaulopsi@hotmail.com
Psicólogo. Graduado em 2009 pela Universidade Católica de Goiás (Brasil). Especialista em Psicoterapia de Base Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atuações em psicologia clínica, psicologia jurídica e psicologia hospitalar. Atualmente é servidor efetivo da Defensoria Pública do Estado do Tocantins no cargo de Analista em Gestão Especializado - Especialidade Psicologia

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Algumas reflexões sobre o inconsciente, a transferência e o ato educativo para a psicanálise

O presente trabalho tem por objetivo a reflexão teórica dos conceitos psicanalíticos de transferência e inconsciente à luz do contexto educacional e, ao que será delineado aqui, enquanto ato educativo. Para tanto, foram levadas em consideração as concepções originais de Sigmund Freud e as importantes formulações de Jacques Lacan a respeito do tema proposto, bem como, as investigações de importantes autores contemporâneos. Além disso, o presente artigo trata também da contextualização de outros conceitos caros ao referencial teórico psicanalítico que fazem sentir seus efeitos ao que se pretende bosquejar enquanto campo transferencial e suas implicações ao ato educativo.

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