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Bullying: canalizando a agressividade dos alunos do ensino fundamental através da modalidade desportiva karatê

2015
johnatandasilva@hotmail.com
*Bacharel em Administração e Graduado em Psicologia / Faculdade Santo Agostinho (FSA) Teresina, Piauí, Brasil. **Licenciada em Educação física e acadêmica do curso de Psicologia/ Universidade Estadual do Piauí (UESPI) / Faixa Preta 2º Dan em karatê estilo Shotokan RG CBK Nº 1015/ filiada à FKEPI-Federação de Karatê do Estado do Piauí, Brasil

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Bullying:  canalizando a agressividade dos alunos do ensino fundamental através da modalidade desportiva karatê

Este estudo teve o propósito de identificar eficácia do karatê na luta contra o fenômeno do bullying com alunos do ensino fundamental. A trilha metodológica utilizada primeiramente foi composta pela pesquisa de natureza bibliográfica, desse modo, a análise das informações teóricas e práticas foram realizada através do método de cunho comparativo. A revisão de literatura foi produzida por meio dos objetivos específicos tais como: Analisar a influência do bullying no equilíbrio afetivo e cognitivo dos alunos e apresentar considerações sobre a modalidade desportiva karatê e seus benefícios. Os resultados desse estudo demonstraram que os praticantes (alunos) permearam e solidificaram o respeito através da prática do karatê por meio dos seus discursos, nesse sentido, entende-se que a disciplina pela arte marcial do karatê configura-se como referência para consolidar os primeiros passos na busca pela consonância deste discurso com o comportamento de autocontrole nas relações em seu cotidiano. Assim percebe-se que os treinamentos repetitivos e às vezes exaustivos balizados pelos princípios do karatê, servem como instrumentos na construção educacional e moral das crianças, pois, o ambiente escolar norteado pela doutrina do karatê, representa o tatame do equilíbrio físico e mental do corpo discente.

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