PUB


 

 

Discurso do mestre na educação contemporânea

2014
theuspsi@hotmail.com
Graduação em Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UnilesteMG), Brasil

A- A A+
Discurso do mestre na educação contemporânea

O presente artigo teve a finalidade de verificar como o discurso do mestre opera na educação contemporânea. Logo, foi realizada uma pesquisa teórica em psicanálise com base na releitura dos textos lacanianos e freudianos como fonte de embasamento no percurso da pesquisa. Verificamos cada operacionalização dos discursos lacanianos e o conceito de contemporaneidade para fundamento teórico da proposta. Constatou um impossível do discurso universitário frente ao ato de educar, além da operacionalização do mestre contemporâneo por via do discurso do capital e suas implicações nos demais discursos. Conforme a proposta, o mestre capital provoca uma mutação no laço social na educação contemporânea, o que ocasiona a desautorização docente frente ao outro.

 Ler texto integral em PDF