PUB


 

 

Dificuldades de aprendizagem (DA’s): características, identificação e avaliação

2013
marcianodio@unochapeco.edu.br
Acadêmico do 10º período do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) - São Lourenço do Oeste (SC), Brasil

A- A A+
Dificuldades de aprendizagem (DA’s): características, identificação e avaliação

O presente artigo foi elaborado a partir de um trabalho expositivo e de apresentação acerca da temática Dificuldades de Aprendizagem (DA), na disciplina de Psicologia e Educação Inclusiva do 8º período do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), no campus de São Lourenço do Oeste (SC). O objetivo deste trabalho foi abordar o assunto das DA’s entre os acadêmicos da turma do 8º período do Curso de Psicologia, enfatizando de modo introdutório o desenvolvimento histórico e as características das DA’s, da mesma forma como identificar e avaliar casos ou sujeitos que apresentam DA’s no dia-a-dia em atendimento clínico ou em ambiente escolar, de acordo com os teóricos apresentados. Reforça-se, entretanto, a importância do olhar ampliado do profissional de psicologia ou de psicopedagogia na avaliação de DA’s para que, desta forma, não sejam confundidas – o sujeito, consequentemente, taxado – com as “dificuldades de aprendizagem” da linguagem cotidiana e do senso comum. Destaca-se, contudo, a relevância do trabalho multiprofissional e da transdisciplinaridade na promoção, prevenção e reabilitação em saúde aos sujeitos que são encaminhados e/ou que buscam por atendimento psicológico ou psicopedagógico em função de apresentar DA’s. Assim, este trabalho proporcionará ao leitor uma visão sobre a construção do conhecimento acadêmico do curso de graduação em psicologia da UNOCHAPECÓ, no campus de São Lourenço do Oeste.

 Ler texto integral em PDF