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Estudo exploratório sobre a perceção dos pais e encarregados de educação sobre a necessidade de formação parental

2013
psicologialaurasilva@gmail.com
*Investigadora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa. **Psicóloga da Saúde pela Universidade Lusíada do Porto. ***Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte

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Estudo exploratório sobre a perceção dos pais e encarregados de educação sobre a necessidade de formação parental

O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de necessidades através de um questionário criado especificamente para o efeito, denominado ´Diagnóstico de Necessidades´ a fim de se obter informações sobre a percepção dos pais e encarregados de educação sobre a necessidade de uma escola de formação parental, quais as temáticas que gostariam de ver abordadas e com essa informação validar a implementação de um projeto de formação para pais no concelho de Paredes, com o nome “Escola de Pais”. Os participantes foram 55 pais de alunos a frequentar o 8.º, 9.º e 10.º ano de escolaridade na Escola Secundária de Vilela, no concelho de Paredes, sendo a seleção da escola uma amostra apenas de conveniência. A análise dos resultados indicam que 65% dos participantes nunca ouviu falar de uma escola de pais, e cerca de 93% nunca frequentou uma. Questionados acerca do interesse e importância em ter uma escola de pais a funcionar na escola do seu educando, 51% dos pais acharam muito importante. Os temas considerados como essenciais foram: A família; A importância das regras e da comunicação; Métodos de estudo e insucesso escolar; Prevenção da toxicodependência e educação sexual. O estudo realizado deixou de uma forma positiva ´uma porta aberta´ para a implementação do projeto nas várias escolas do concelho de Paredes.

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