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Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

2015
diogobatista.dejavu@gmail.com
*Psicólogo. Especialista em Saúde mental e Atenção psicossocial pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos pela Faculdade de Capivari, Tubarão – SC (Brasil). **Psicóloga pela Faculdade Juvêncio Terra. MBA em Psicologia Organizacional pela Faculdade Ruy Barbosa DeVry Brasil , Salvador – BA (Brasil)

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Memória e cultura organizacional como ferramenta na gestão

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da memória e da cultura organizacional como ferramentas importantes para identificar e minimizar eventuais situações problemas nas organizações, bem como fortalecer o relacionamento da mesma com clientes, parceiros e colaboradores. Assim, as experiências do passado e do presente de uma organização se constituem em peças-chave para um projeto de futuro, exigindo exercícios concretos de seus gestores, para com tais experiências, sejam elas boas ou más. O trabalho se fundamentou em pesquisas bibliográfica, de artigos livros e revistas. O referencial teórico se baseou em Toledo (2004), Pollak (1989; 1992), Victoriano (2005) dentre outros. O resultado preliminar mostra que memória e cultura empresarial podem gradualmente se afirmar como instrumento de grande valor na gestão, uma vez que são consideradas como importantes na compreensão das ações dos empregados dentro e fora da organização constituída também como meio de comunicação do homem.

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