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Investigação do uso da língua de sinais no ensino fundamental

2015
paticastro13@hotmail.com
*Pedagoga. Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental. Aluna do Curso de Especialização Lato Sensu em Neuropsicologia e Interfaces com Neurociências da Unifadra-Faculdades Dracena (SP, Brasil). **Doutora em Psicologia Clínica. Docente do Curso de Especialização Lato Sensu em Neuropsicologia e Interfaces com as Neurociências da UNIFADRA – Faculdades Dracena (SP, Brasil)

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Investigação do uso da língua de sinais no ensino fundamental

Este trabalho tem como finalidade investigar como vem sendo realizado o processo educacional dos alunos e as dificuldades encontradas nesse processo, bem como examinar a implantação da Língua de Sinais no terceiro ano do período matutino da Escola Municipal de Ensino Fundamental de uma cidade do interior do Oeste Paulista. A metodologia utilizada foi a de uma pesquisa de natureza exploratória – Estudo de Caso Faz-se necessário reportar a colaboração de educadores envolvidos com os alunos e professores que atuam com alunos surdos, pois o aspecto principal da pesquisa refere-se à forma de comunicação utilizada pelos alunos deficientes auditivos, a qual é a da Língua Brasileira de Sinais. (LIBRAS). Concluiu-se que é um desafio tornar a escola um espaço aberto e adequado ao ensino inclusivo. Sabe-se que muitos obstáculos são encontrados, particularmente sobre os princípios da educação inclusiva para que atenda as especificidades de cada aluno com deficiência auditiva, mas para que haja uma verdadeira inclusão, é preciso que os professores também tenham apoio dos familiares, promovendo a acessibilidade de seus filhos em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivos, autonomia e espírito crítico exercendo sua cidadania.

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