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Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

2015
claudiaparra@uol.com.br
*Aluna do Curso de Pós-graduação Lato Sensu NEUROPSICOLOGIA E AS INTERFACES COM AS NEUROCIENCIAS - Unifadra- Faculdades de Dracena (Brasil). **Professora universitária e coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu NEUROPSICOLOGIA E AS INTERFACES COM AS NEUROCIENCIAS. Professora universitária, mestre em Educação pela UNOESTE- Universidade do Oeste Paulista - Presidente Prudente - SP (2008). Graduada em Psicologia - Licenciatura (1984) e Formação de Psicólogos (1985), pela PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduação em Direito pela UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (1996). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Dracena e professora titular no Curso de Psicologia – Unifadra - Faculdades de Dracena. Tem experiência na área de psicologia social, educacional e clínica, com ênfase em Psicologia Comportamental Cognitiva.

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Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental

Este trabalho tem como foco principal as dificuldades de aprendizagens apresentadas pelos alunos inseridos nas escolas brasileiras, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivando analisar os tipos de atividades desenvolvidas pelos professores desta etapa de desenvolvimento será realizada uma pesquisa exploratória bibliográfica de natureza básica sobre o método dedutivo. A investigação partiu da necessidade de compreender os ritmos e a dinâmica da aprendizagem desenvolvida por alunos que apresentam dificuldades em compreender, assimilar, apreender e socializar o conhecimento. Diante do quadro apresentado na educação no Brasil há a necessidade de identificar as metodologias que melhor promova ou provoque a aprendizagem. Isso porque se acredita que uma vez identificado como se dá a aprendizagem para cada aluno em particular, pode-se favorecer o encontro de caminhos e práticas que atuem sobre os problemas de aprendizagem encontrados. Trata-se de uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, que necessariamente não se encontram definidas como sendo aqueles que possuem necessidades educacionais especiais, mas que precisam vivenciar a inclusão escolar e social. Acredita-se, que não há um método único para alfabetizar todas as crianças, pois cada uma delas possui suas singularidades e encontra-se por vezes em etapas de desenvolvimento diferenciados. Contudo este artigo buscou identificar: por que uns alunos aprendem com tanta facilidade sobre determinado assunto, enquanto outros não compreendem, ou avançam lentamente. E como agir de maneira positiva sobre estas dificuldades, de forma a fazer acontecer à aprendizagem de fato e com qualidade.

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