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Psicanálise freudiana e educação: os professores enquanto substitutos paternos na adolescência

2016
jonathas.rafael@yahoo.com.br
Psicólogo pela Faculdade Divinópolis/MG - FACED, Brasil

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Psicanálise freudiana e educação: os professores enquanto substitutos paternos na adolescência

Este artigo teve por objetivo analisar, com o auxílio da revisão bibliográfica dos estudos psicanalíticos freudianos, o que os professores representam para adolescentes em fase escolar, deste modo, aproximando a psicanálise da pedagogia. Sua ideia central é que, devido às descobertas de um pai faltoso, impotente e falho, por parte das adolescentes e dos adolescentes, estes elegem seus professores como sub-rogados paternos. Corroborando essa pressuposição, o presente artigo quer colaborar com professores, tanto na avaliação de suas visões, métodos e práticas educacionais quanto, por consequência, na formação de caráter de adolescentes. Além disso, quer colaborar na desmistificação da ideia, ainda tão presente em nossa cultura, de que os professores são única e exclusivamente responsáveis pela transmissão de um conhecimento inacessível e pela imposição da disciplina, portanto, isentos de qualquer manifestação de afeto.

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