PUB


 

 

Diversidade nas organizações: inclusão social ou estratégia competitiva?

2018
alinecavalcante.ufpe@gmail.com


A- A A+
Diversidade nas organizações: inclusão social ou estratégia competitiva?

Atualmente, para continuar em destaque no mercado, as organizações exploram táticas para prospectar clientes e manter seus funcionários motivados. Para isso, faz-se uso de discursos empresariais com o intuito de criar uma nova visão da empresa e buscar a legitimidade junto ao mercado e aos clientes. A gestão da diversidade passa a ser uma ferramenta muito usada para alcançar tal objetivo. Não é possível garantir que essas práticas de diversidade corporativa são verdadeiramente uma ideologia, que busca a diminuição da desigualdade através da inclusão social, ou se faz parte de um conjunto de estratégias para obter melhores desempenhos. Trazer a responsabilidade social para dentro da empresa, além de ser interessante no quesito sociológico, pode gerar um aumento na performance organizacional. A diversidade é também o caminho para que as empresas se tornem mais inovadoras (já que sua premissa é trazer múltiplas visões acerca de um assunto), capazes de produzir bens úteis e tornar os seus trabalhadores incluídos, realizados e motivados. A instituição deve entender a diversidade como um dos princípios da sociedade, conceito importante para a obtenção de sucesso dentro do atual contexto sociohistórico.

 Ler texto integral em PDF