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Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

2019
professorcabello@bol.com.br
Mestre em Educação Matemática. Pedagogo. Psicopedagogo. Atualmente é professor concursado do Centro Paula Souza, ETEC Zona Sul e ETEC GETÚLIO VARGAS. Também professor universitário na FMU. Pesquisador e docente em cursos de Formação de Professores (Brasil)

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Ensino da noção de juros na transição ensino médio para o ensino superior: contribuições da didática francesa

A finalidade deste trabalho é apresentar de forma sucinta o andamento de uma pesquisa já concluída que estudou as possíveis relações institucionais para o ensino da noção de juros no Ensino Superior que leva em conta os conhecimentos prévios dos estudantes que se supõe tenham sido adquiridos no Ensino Médio. O quadro teórico escolhido como referencial teórico central a Teoria Antropológica do Didático de Chevallard (1992) e Chevallard e Bosch (1999), em particular, as noções de relações institucionais, ostensivos e não ostensivos, tarefas, técnicas, tecnologias e teorias. Para melhor compreender o trabalho a ser desenvolvido serão utilizados como referenciais teóricos de apoio a abordagem teórica em termos de quadros ou domínios de Douady (1984) e a noção de níveis de conhecimento esperados dos estudantes de Robert (1997). Em seguida mostra-se a metodologia de pesquisa e finalizamos com exemplos sobre análise dos livros didáticos.

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