Estresse, sintomas ansiogênicos, depressivos e insatisfação de imagem em portadores de rosácea: uma reflexão teórica

2019
maradantaspereira@gmail.com

O presente estudo teve como objetivo refletir sobre a relação entre o estresse, sintomas ansiogênicos e depressivos, insatisfação da imagem em portadores de rosácea, destacando-se o impacto do estresse sobre a sintomatologia da ansiedade e depressão. Logo, sabe-se que de acordo com a literatura o estresse exerce um grande impacto em comparativo entre as demais variáveis em portadores de doenças dermatológicas. Desta maneira, a Psicodermatologia é o resultado da fusão de duas disciplinas que à primeira vista não são relacionadas. Dermatologia diz respeito ao tratamento de dermatoses, que são manifestadas externamente. Psicologia participa a partir do exame dos processos mentais, que se manifestam internamente. Nesse sentido, Doenças Psicodermatologicas (DP) constituem a partir das doenças primariamente dermatológicas que influência diretamente ou indiretamente nas dimensões psicológicas do indivíduo. Dentre as doenças dermatológicas influenciadas pelo psicológico, pode-se detacar a rosácea. No Brasil, estima que 1,5% da população brasileira possui rosácea. A partir deste estudo concluimos que apesar de que a Psicodermatologia ser uma área relativamente nova, somente nos últimos anos vem ganhado reconhecimento entre os pesquisadores. Desta maneira, é preciso refletir sobre o estado de vulnerabilidade que os portadores da rosácea apresentam devido a desfiguração de perturbações cutâneas principalmente na região da face, ocasionado a suscetibilidade a baixa autoestima destes indivíduos, podendo gerar níveis altos de estresse resultando nas manifestações de quadros de ansiedade e depressão.