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O currículo na perspectiva da educação emancipatória

2019
flavio.a.almeida@hotmail.com
Graduado em Psicologia pela UNIFAMINAS. Graduado em História pela UEMG. Graduado em Pedagogia pela FINOM. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UCAM. Especialista em Neuropsicologia pela UCAM. Especialista em Neuropsicopedagogia pela UCAM. Especialista em Gestão de Saúde Mental pela UCAM. Especialista em Psicologia Social pela INTERVALE. Especialista em Ética e Filosofia Política pela INTERVALE. Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Políticas de Inclusão pela UCAM. Professor no curso de Psicologia na UNIFACIG. Mestrando em Ciências das Religiões pela FUV (Brasil)

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O currículo na perspectiva da educação emancipatória

O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e envolve conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo para o desenvolvimento holístico do aluno, além de romper com as ideologias dominantes. O objetivo da pesquisa é refletir de que forma o currículo é capaz de promover a ampliação dos conhecimentos e favorecer a efetivação da educação escolar cidadã. Subsidia esse trabalho autores tais como: Candau (2010), Moreira (2010), Silva (2011), dentre outros estudiosos da temática. Conclui-se que o currículo necessita propiciar ao aprendiz a possibilidade de atribuir significados à sua vida e ao mundo, instrumentalizando-o para a transformação social e rompimento da dominação e manipulação das classes dominantes.

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