PUB


 

 

Teoria do vinculo de Pichon-Rivière ao ambiente da sala de aula de hoje

2018
professorcabello@bol.com.br
Mestre em Educação Matemática, graduado em Administração de Empresas, com especialização em Sistemas de Informação; Pedagogo; Pós Graduado em Psicopedagogia. Atualmente é professor do Complexo Universitário FMU; Universidade Paulista _UNIP e Centro Paula Souza. Pesquisador sobre Ensino e Aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. Ministra aulas para cursos de graduação em Pedagogia; computação e Ensino Médio na ETEC Irmão Agostina e ETEC Getúlio Vargas (Brasil)

A- A A+
Teoria do vinculo de Pichon-Rivière ao ambiente da sala de aula de hoje

O presente trabalho pretende demonstrar contribuições da Teoria do Vinculo de Pichon-Rivière sobre a necessária participação da família no desenvolvimento e aprendizagem, destacando o significado de entender a família e a escola como ambientes educacionais em que os meninos, as meninas e as pessoas adultas se desenvolvem e constroem o conhecimento. Além disso, busca-se enfatizar que na perspectiva, tanto do contexto familiar quanto o da escola são compostos por pessoas, que desenvolvem um determinado papel e que, além disso, utilizam instrumentos que cumprem determinadas funções. Destaca-se a necessidade de conscientizar o papel da família no processo de aprendizagem de seus filhos. E, de uma forma muito consciente, propõe que as famílias assumam suas respectivas responsabilidades.

 Ler texto integral em PDF