PUB


 

 

Aquisição e desenvolvimento da linguagem: contribuições de Piaget, Vygotsky e Maturana

2012
senra.lx@gmail.com
*Psicóloga. Mestre pela Universidade de Brasília e Docente do Curso de Psicologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (Brasil). **Psicóloga pelo CES/JF. Mestranda em Processos Psicossociais e Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Brasil)

A- A A+
Aquisição e desenvolvimento da linguagem: contribuições de Piaget, Vygotsky e Maturana Nova página 1

O artigo apresenta uma articulação dos constructos de Piaget, Vygotsky e Maturana para compreensão do processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Essa articulação foi possível a partir de uma breve revisão de literatura sobre o referido processo em alguns textos originais e/ou traduzidos de cada um dos autores citados, assim como algumas releituras dos mesmos. Com a revisão, foi possível constatar que embora haja controvérsias entre as concepções, o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem para os três autores possui um fator comum: a importância das ações exercidas por um indivíduo. Tais ações são essencialmente constituídas por emoções decorrentes, proporcionadas e identificadas desde as primeiras interações e experiências que o indivíduo estabelece e vivencia com outros indivíduos (inicialmente os cuidadores) ao longo de seu desenvolvimento, o que o habilita a organizar suas experiências através de um processo psicológico básico tipicamente humano, que é a linguagem.

 Ler texto integral em PDF