Doença crónica na criança: importância do núcleo familiar

2013
patricia14_ferreira@hotmail.com
Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga (Portugal)

Monografia apresentada à Universidade Católica Portuguesa para finalização da Licenciatura em Psicologia

Doença crónica na criança: importância do núcleo familiar

O presente estudo tem como objetivo compreender a doença crónica na criança e nomeadamente a importância que o núcleo familiar tem para ela. A criança com uma enfermidade crónica enfrenta alterações no seu estilo de vida provocadas pela doença em si e pela recorrência a hospitalizações, facto que é compartilhado pela família, que a acompanha no seu dia-a-dia. O diagnóstico de uma doença crónica provoca na família sentimentos de medo, insegurança, desconforto, tensão e dor, sendo que muitas vezes não se encontram preparadas para lidar com tal acontecimento. Se a estes fatores forem associados as múltiplas hospitalizações de que a criança habitualmente necessita, estamos perante uma situação de grande sofrimento, que pode conduzir a uma crise na dinâmica familiar e afetar cada membro de forma diferente. Os pais destas crianças são confrontados com novas exigências, com alterações nas rotinas e readaptações constantes. Os cuidados diários exigidos pelo tratamento da doença à família, bem como a fragilidade física e emocional da criança são fatores importantes que devem ser trabalhados pela equipa multidisciplinar, nomeadamente pelo psicólogo. Neste estudo, foi igualmente valorizado e destacado o impacto e a perceção que as crianças têm acerca da doença.