O impacto da doença oncológica na família

2013
diana.brito.alves@gmail.com
Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Filosofia de Braga, Portugal

Monografia apresentada à Universidade Católica Portuguesa para finalização da Licenciatura

O impacto da doença oncológica na família

O presente trabalho englobou uma extensa revisão da literatura sobre a temática da doença oncológica e as consequências pessoais e familiares desta vivência. Neste sentido, no primeiro capítulo, para além de uma breve conceptualização teórica, foram abordadas as consequências do diagnóstico e do tratamento no indivíduo e no sistema familiar. Contudo, foi dado especial enfoque ao impacto da doença oncológica parental nos filhos, ao impacto da doença oncológica infantil nos pais e ainda ao impacto nos membros do casal. O segundo capítulo debruçou-se sobre a reorganização familiar perante o cancro, e as estratégias utilizadas pela família no enfrentamento da doença, sendo dado destaque ao recurso à espiritualidade. Por fim, foi abordado o suporte social dado ao sistema familiar e ao indivíduo. Em síntese, percebeu-se que o cancro é uma das doenças mais temidas e que evoca fortes emoções não só no doente, mas também na família. Para além disso, qualquer condição crónica é vivenciada como uma crise, porém não é a crise em si que torna os elementos mais unidos, mas a forma como em conjunto a família lida com a crise que é pertinente na adaptação do doente e da família à doença.