PUB


 

 

Construção da identidade de gênero: reflexões em contexto escolar

2016
danieleferreira.psi@gmail.com
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica (Minas Gerais, Brasil)

A- A A+
Construção da identidade de gênero: reflexões em contexto escolar

O presente trabalho buscou compreender os aspectos históricos e sociais envolvidos no processo de construção da identidade de gênero, articulando com os saberes da psicologia sobre este tema, elucidando quais as possíveis contribuições para a discussão à respeito da constituição do sujeito e de sua identidade. Este estudo problematizou a relação que a escola estabelece com essas construções, afim de compreender qual seu papel e posicionamento diante deste contexto, pretendendo avaliar a importância de se abordar as questões do gênero, compreendendo como as representações sociais do feminino e masculino influenciam neste contexto de ensino. O estudo deste tema se justifica em pensar uma educação mais inclusiva, pautando-se pelo reconhecimento plural das identidades, visando a garantia de seus direitos, para a construção de uma sociedade mais igualitária que respeite e reconheça a diversidade sexual. O trabalho contou com uma revisão bibliográfica de diferentes autores que discutem os conceitos de identidade, gênero, educação e sexualidade para melhor compreender de que modo a problemática aqui adotada poderia contribuir para a diversidade, como uma prática política de formação para a cidadania.

 Ler texto integral em PDF