Contribuições da atuação do psicólogo no contexto hospitalar ao paciente oncológico e sua família

2012
le_oliveira81@yahoo.com.br
Psicóloga

Monografia apresentada como exigência para obtenção de título de Psicólogo, do curso de Psicologia, Ministrado pela FACULDADE CIÊNCIAS DA VIDA – FCV (Brasil)

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizada através de um estudo bibliográfico. Tem como intuito descrever sobre as contribuições da atuação do psicólogo no contexto hospitalar junto ao paciente oncológico e sua família. As estatísticas na área da saúde apontam o câncer como uma doença de maior incidência, a qual não se encontra na programação da vida de ninguém e quando a pessoa e a família se vê diante desse diagnóstico, geralmente ocorre um grande impacto em ambos. Diante deste diagnóstico é comum que apareça várias dúvidas, medos e angústias que perpassam por todas as fases da doença. Portanto esse trabalho aborda as possíveis contribuições da atuação do psicólogo durante todo o processo da doença (diagnóstico, tratamento e estágio avançado) junto a esse paciente e sua família, além de descrever as dificuldades e atravessamentos da atuação desse profissional no contexto hospitalar. Essa pesquisa aponta que atuação do psicólogo é indispensável no tratamento do paciente oncológico, pois, atua auxiliando no processo de enfrentamento da doença e dos eventos estressantes que esta envolve, além de auxiliar no tratamento, ao qual o paciente passa por períodos longos de internação e tratamento farmacológico agressivo, bem como os seus efeitos colaterais. Desta forma essa atuação contribui auxiliando para que paciente e sua família consigam lidar de uma melhor forma com alteração de seu comportamento, tais como: desmotivação e depressão, além da possibilidade de recidiva.