PUB


 

 

´Estrelas na terra - toda criança é especial´: um olhar da psicopedagogia sobre o filme para reflexão sobre a causa e consequencias da dislexia

2011
mmrego@gmail.com
*Graduada em Psicologia. Graduada em Psicopedagogia Institucional. **Docente na Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista

Artigo apresentado como requisito à conclusão do Curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional, da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista - FTC (Brasil)

A- A A+
´Estrelas na terra - toda criança é especial´: um olhar da psicopedagogia sobre o filme para reflexão sobre a causa e consequencias da dislexia

A alfabetização tem um importante papel no processo formal de aprendizagem e é justamente nessa fase que as dificuldades são identificadas. No Brasil, cerca de 2% a 3% das crianças em idade escolar vem sofrendo com um distúrbio chamado dislexia. Considerando a aprendizagem um aspecto relevante na vida do ser humano, este artigo objetiva elucidar a dislexia balizada na análise documental do filme "Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial" uma vez que esse conceito havia sido banido da literatura cientifica devido ao mau uso do termo apontando a importância do diagnóstico nos primeiros anos da educação infantil. Após a realização da análise do filme, percebe-se que na literatura existem vastas concepções pluralistas a respeito da etiologia da dislexia, mas com avanço do estudo da bioquímica cerebral melhor hipóteses convergentes sobre as causas da dislexia poderão ser apontadas. Pode-se considerar que a psicopedagogia possui ferramentas para contribuir na reeducação da obtenção de habilidades de leitura e escrita suficientes para o sucesso escolar do aluno disléxico.

 Ler texto integral em PDF