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O paradigma da educação inclusiva como espaço democrático da aprendizagem do autista

2016
geiza.andrade20@gmail.com
Especialização em Educação Especial Inclusiva – Universidade Norte do Paraná (Brasil)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de especialista em Educação Especial Inclusiva

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O paradigma da educação inclusiva como espaço democrático da aprendizagem do autista

A criança inicia sua história ainda no ventre materno, a qual será enriquecida à medida que ela for crescendo e participando do mundo que a cerca. Caracterizado pela presença acentuada atípica na interação social e comunicação, o autismo também apresenta um repertório restrito de atividades e interesses. Há quem chame as três áreas afetadas de tríade autista – socialização, comunicação e comportamentos focalizados e repetitivos. Acredita-se que a inclusão escolar pode permitir à família e ao autista sair do isolamento social criando espaços de aprendizagem e de desenvolvimento da competência social. O presente trabalho tem por objetivo revisar a literatura a respeito do conceito de competência social e dos estudos existentes na atualidade na área do autismo e inclusão escolar. Foram identificados poucos estudos, apresentando os mesmos limitações metodológicas, o que aponta para a necessidade de investigações no sentido de ampliar possibilidades de inclusão no ensino comum desde a educação infantil, por ser, acredito, uma área nova nos espaços acadêmicos.

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