PUB


 

 

O teatro e a criatividade no ensino médio: uma revisão de literatura

2019
mychellyxavier@gmail.com


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Pós-graduação em Arteterapia Escolar da Universidade Santo Amaro (UNISA)

A- A A+
O teatro e a criatividade no ensino médio: uma revisão de literatura

Essa pesquisa investiga a relação entre o teatro e a criatividade no ensino médio. Trabalha-se com a hipótese que as atividades teatrais, realizadas durante a vida escolar, podem favorecer o desenvolvimento da criatividade. A justificativa desse estudo deu-se pela necessidade de compreender o processo da criatividade na escola. Além de perceber a distância entre as práticas educativas que se baseiam no método de transmissão de informação tendo como foco o aspecto cognitivo do aluno e o contexto de globalização caracterizado pelo desenvolvimento científico e tecnológico que demanda futuros profissionais flexíveis, criativos e críticos. Com isso, o artigo tem como objetivos refletir sobre o papel da escola no que se refere ao desenvolvimento integral do ser humano, pesquisar as bases do teatro e suas possibilidades de atuação no ensino médio e ampliar a compreensão sobre a criatividade e a sua relação com o teatro. Para atingir tal meta, utilizou-se a revisão de literatura a fim de investigar a criatividade, as bases do teatro, a arteterapia e o papel da escola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Quanto aos principais resultados inclui-se a relação de proximidade e interligação entre o teatro e a criatividade. Conclui-se que a linguagem teatral utilizada como instrumento pedagógico favorece o desenvolvimento da criatividade. Sobressai, também, que a formação profissional dos docentes contemple o teatro enquanto instrumento pedagógico, para que esses profissionais produzam práticas educativas que acolham o aluno na sua integridade.

 Ler texto integral em PDF