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Perturbação de hiperatividade com défice de atenção e as funções executivas

2013
filiparouxinol.psicologa@gmail.com
Psicóloga, Especialidade Clínica e Saúde. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-Graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais, Neuropsicologia Pediátrica, Intervenção Psicopedagógica em Contexto Escolar e Parentalidade e Educação Positiva. Psicoterapeuta em formação na Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas

Trabalho de Final da Pós-Graduação de Neuropsicologia Pediátrica

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Perturbação de hiperatividade com défice de atenção e as funções executivas

A Perturbação de Hiperatividade com Défice da Atenção (PHDA) é considerada a perturbação comportamental mais comum na infância. Calcula-se que aproximadamente 3 a 20% das crianças e adolescentes possuem a perturbação, que é caracterizada por impulsividade, baixa capacidade de concentração e de resistência à distração, agitação motora, dificuldade de planeamento e de monitorização do próprio comportamento. Este artigo científico tem como objetivo, através de uma revisão bibliográfica, enfatizar a importância das funções executivas (FE) no entendimento desta perturbação, permitindo assim uma melhor avaliação e posterior intervenção, por parte dos técnicos de saúde envolvidos.

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