PUB


 

 

Um estudo epistemológico sobre a psicologia sócio-histórica

2017
alanfs1995@gmail.com
Graduando de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP) e discente na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Médicas (FCM) (Brasil)

Pesquisa desenvolvida no âmbito acadêmico como prerrogativa para uma discussão ou abertura para o estudo da Epistemologia na Psicologia

A- A A+
Um estudo epistemológico sobre a psicologia sócio-histórica

Se pretendeu com este ensaio teórico demonstrar as características epistemológicas que subjazem o cânone do pensamento da Psicologia Sócio-Histórica, principalmente aquela referente à sua principal expoente no Brasil: Ana Mêrces Bahia Bock. Ficou evidente o problema não apenas ontológico mas também epistêmico. Identificou-se as esferas de poder como a política e a ciência se intercruzando, produzindo discursos que não correspondem diretamente aos critérios da composição estrutural do organismo humano e das suas tendências inerente ao seu sociodinamismo. Constatou-se um teor restritivo dessa linha de reflexão em relação aos achados empíricos das ciências naturais e da Psicologia Social Tradicional, havendo assim um encerramento da teoria sobre si mesma. Deve-se ressaltar que, por meio dos estudos teóricos de Sueli Damergian e Edgar Morin, pôde-se fundamentar, de modo lógico e sustentável, as teses – aqui – apresentadas.

 Ler texto integral em PDF