PUB


 

 

7 razões para meditar todos os dias (e como começar)

2016
vibehigh@hotmail.com
Escritora freelancer. Autora do blogue Vibe High.
Publicado no Psicologia.pt a: 2016-09-12

A- A A+
7 razões para meditar todos os dias (e como começar)

Meditar é uma prática cada vez mais comum nos dias de hoje. Muitos a associam a uma moda, uma tendência do pensamento "New Age", mas a verdade é que remonta aos primórdios da Humanidade. A maioria dos grandes mestres do passado de que ouvimos falar comummente meditavam todos os dias. Porquê? Porque o que nos distingue como seres humanos é o pensar.

Vamos falar na ausência de pensamento. Melhor que isso, no pensamento puro. Apesar do propósito da Meditação ser esvaziar a mente, é muito melhor pensar em algo que nos faz sentir bem do que não pensar em nada. Não viemos ao Mundo para meditar, mas para nos expandirmos, para nos melhorarmos.

Quer meditemos para ter uma mente limpa, pensar positivo ou como um tempo de visualização, há sempre muitos benefícios em fazê-lo todos os dias.

Aproveito para deixar o meu próprio testemunho de como meditar me melhorou em muitos aspetos:

Há uns anos atrás, além de sofrer de depressão, tinha também ataques de ansiedade diários.

Antes de ir para as aulas, todos os dias, tremia por todo o corpo. Por muito que tentasse pensar diferente, não conseguia evitar a reação do meu corpo. Por isso, percebi que pensar positivo, neste caso, não era a solução.

Estava a fazer psicoterapia na altura, e a minha psicóloga disse que uma técnica que resultava sempre era expirar todo o ar que pudesse, e, ao inspirar novamente, iria oxigenar o meu cérebro - assim, o meu corpo relaxava. Sem dúvida que resultou! Conheço muita gente com ataques de ansiedade, por isso recomendo este truque.

Mesmo assim, ainda tinha ansiedade na minha mente - pensamentos que me deixavam irrequieta e preocupada, e não conseguia simplesmente eliminá-los. Foi aí que descobri a meditação. Pesquisei a fundo, e cheguei à conclusão que é impossível eliminar pensamentos (não existe "não" no Universo). A única coisa que se pode fazer, é pensar pensamentos novos.

Comecei a meditar todos os dias. Foi complicado a princípio, mas, com persistência, finalmente consegui chegar à marca dos 15 minutos diários. Além de uma mente mais clara, consegui:

  • escolher os meus pensamentos no dia a dia

  • sentir-me calma e relaxada a maior parte do tempo

  • acalmar-me em qualquer situação

  • desistir de tentar controlar as pessoas à minha volta

  • mais saúde e felicidade na minha vida


A minha principal missão é motivar as pessoas. Por isso, se o meu testemunho conseguiu motivar alguém a querer começar a meditar, ou ser mais consistente a fazê-lo todos os dias, estes passos são para vocês. Aqui estão as 7 Razões para Começar a Meditar e umas dicas de como e onde começar.

 

1. A Respiração Melhora

Respiramos o tempo todo, mas podemos entender a correlação entre a maneira como respiramos e como nos sentimos. Quando estamos tensos, respiramos muito rápido, e muito superficialmente. Quando estamos relaxados, a respiração é mais lenta e profunda.

Ao controlar a respiração, estando atentos ao nosso ritmo natural, podemos atingir o nosso estado desejado. Na meditação, o ideal é respirar fundo, saboreando cada momento da respiração. Ao praticarmos esta respiração lenta, habituamo-nos ao nosso estado natural, que é de calma e relaxamento.

 

2. Comunicamos com a nossa Alma (ou Ser Interior)

Para aqueles mais interessados em Espiritualidade, já devem estar mais familiarizados com este conceito. O nosso Ser Interior ou Alma é quem realmente somos, a nossa energia, a parte maior de nós, e quem éramos antes de vir para este corpo físico.

Para comunicarmos com essa parte maior de nós (que ainda existe, mas para sentirmos temos de comunicar com ela), temos de retornar ao nosso estado natural de relaxamento.

 

3. A Sensação de Flutuar

Esta sensação é muito comum na meditação, especialmente para quem está a começar. Acontece quando "largamos" todas as dúvidas, medos, negatividade...e nos focamos no momento. Gentilmente, a nossa mente fica quieta, e o nosso corpo todo cede a este vazio.

Pode-se sentir arrepios, o corpo pode começar a ter espasmos - mas isto tudo é normal. É o sinal de que estamos a largar tudo aquilo que não nos serve, e a deixar o Bem-Estar tomar conta de nós. Para mim, esta é a melhor parte da meditação!

 

4. Clareza de Pensamento

Isto acontece tanto durante, como depois de meditar. Chegamos à conclusão que não somos nós (como ser físico) que criamos os pensamentos, mas que RECEBEMOS os pensamentos! Tudo vem do nosso estado de recetividade.

Depois da meditação, estamos num estado de receber! Por isso, recebemos os pensamentos que realmente mostram quem somos e o que queremos. É suposto nos amarmos a nós próprios e estarmos em paz. A negatividade não representa quem somos realmente.

 

5. Amor Incondicional

Há pessoas na nossa vida que queremos ter do nosso lado. Mas elas, tal como nós, têm momentos negativos. Podemos muitas vezes culpar a pessoa por ser negativa, mas culpar nunca é o que queremos mesmo.

O amor incondicional é a fórmula mágica para qualquer relacionamento, porque vem de nós próprios! Se praticarmos o amor por nós, cuidarmos de nós (e a meditação é uma grande forma de cuidarmos de nós), sabemos automaticamente amar e cuidar dos que amamos. A resposta é deixar ser.

 

6. Saúde

Os benefícios na nossa saúde devido à meditação têm sido mencionados cada vez mais frequentemente. Mas não é só para resolver problemas que tivermos a nível físico (como o caso que falei dos ataques de ansiedade). É para ter ainda mais saúde. Se já és saudável, meditar vai-te dar ainda mais energia, ainda mais motivação, ainda mais positividade.

 

7. Silêncio

Nunca me canso de frisar a importância do silêncio e da solitude. Estar sozinho e em silêncio é onde todo o progresso começa. Por isso, a meditação é experienciada ainda melhor nestas condições, e faz-nos apreciar ainda mais a nossa própria companhia e estar em paz com os nossos próprios pensamentos. Não é egoísmo, é amor-próprio.

Os benefícios da ausência de movimento, de palavras, de sons - nem que sejam só 15 minutos por dia, faz toda a diferença no nosso dia e no nosso humor, porque estamos a deixar-nos ser uma "tela branca" para pensamentos bons entrarem!

 

Agora que mencionei as 7 razões para meditarmos, vou dar dicas de como começar a fazê-lo, visto conhecer muita gente que quer começar a meditar mas desistiu ou não sabe o que fazer.

Para começar, devemos mentalizar-nos de que queremos fazer da meditação uma prática diária. Deves dizer a ti mesmo: "quero que meditar seja parte da minha rotina". Uma coisa útil para aqueles que acham que é uma tarefa quase impossível esvaziar a mente, é estabelecer uma meta, em minutos. Por exemplo, começar com 5 minutos por dia. Pode parecer pouco, mas é um começo.

Um espaço silencioso e em que possamos estar sozinhos é essencial. Queremos zero distrações e o máximo de calma para este momento sagrado connosco mesmos.

De manhã é o momento mais propício do dia para meditar, porque a maneira como pensamos de manhã influencia os pensamentos que temos durante o dia. Se viveres com alguém, certifica-te de que acordas mais cedo que o teu parceiro/a ou a tua família para reservares um tempo para ti.

Quando começares a meditação, escolhe algo para te focares. Pode ser uma palavra, um mantra ("Om") ou a tua respiração. A respiração é o mais favorável e mais fácil. A tua missão é focares-te no que escolheste, e só nisso. Por isso, se surgiram aqueles "flashes" de pensamentos, ignora-os. Este é o teu momento, e nada é mais importante do que este momento, e aquilo em que te estás a focar.

Finalmente, podes usufruir de ferramentas para ajudar a tua meditação. Coisas como um ambiente calmo (com pássaros a cantar ou outro som agradável), um aroma relaxante com a ajuda de velas, ou uma gravação de áudio de meditação guiada, podem ajudar muito os iniciantes, ou quem precisa de uma ajudinha extra.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.vibe--high.com/2016/04/7-razoes-para-meditar-todos-os-dias-e.html