PUB


 

 

A criança de dentro

2015
apsicologasara@gmail.com
Psicóloga. Psicoterapeuta. Membro da coordenação terapêutica do Centro WONDERFEEL - Um Novo Bem-Estar. Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Publicado no Psicologia.pt a: 2016-02-07

A- A A+
A criança de dentro

A criança de dentro

Se ainda não se deu conta disso, avisamos-lhe que tem dentro de si uma criança… Calma! Mesmo não estando de “esperanças”, sendo mulher ou sendo homem, é bom que saiba que internamente habita uma criança… dentro de si.

Sim, todos a temos mas poucos são os que não a abandonaram ou a rejeitam. Vamos por partes.

Ainda se lembra dela? Da “sua” criança, queremos dizer? Nesta altura, por onde anda? O que foi feito daquele pequeno ser do qual brotava alegria e vontade de viver? Espontaneidade, curiosidade, energia, movimento, capacidade de sonhar e de querer crescer, ajudar e acreditar nos outros?... Como está o seu sentido de imaginação (que são coisas que tornam um adulto feliz e realizado)?

Pois é. Talvez essa criança esteja neste momento a dormir, num sono profundo e prolongado. De muitos anos.

Será que a tem nutrido, acalentado, contido e cuidado? Será que ela está com frio ou tem fome?… Onde está o gozo na sua vida? Aquele brincar genuinamente prazeroso, de rebolar pelo chão e gargalhar até mais não. Com todo o respeito que a brincadeira nos deve merecer. Em todas as idades! E isto porque brincar é um assunto sério…

Propomos-lhe agora uma “partida”, pode ser? Contamos até três e você responde-nos (a sério ou a brincar) a estas simples perguntas:

  • A “sua” criança… como se sentia?

  • Como ela sentia o seu corpo?

  • O que fazia quando ficava triste?

  • E contente?

  • Como via a vida naquela época?

Vamos combinar uma coisa. Pegaremos no nosso cavalo branco e passamos para resgatar a SUA criança interna. Para a apoiar, afagar, conter e cuidar. E juntos iremos perguntar-lhe: “minha querida criança, o que posso fazer por ti, hoje e amanhã para te ver feliz?”…

Surpreender-se-á com as respostas e, mais do que isso, encontrará as respostas e sentirá um tremendo alívio por ter finalmente reencontrado a pessoa com quem vive há mais tempo na vida: você mesmo.

Sara Ferreira

Sara Ferreira é psicóloga, psicoterapeuta, com formações especializadas na área da Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia Comunitária, sendo actualmente também autora e co-autora em diversas publicações técnicas e científicas de renome, assim como portais de referência na área da Psicologia, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Licenciada em Psicologia Aplicada pelo ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, com experiência curricular e profissional no acompanhamento psicológico de utentes (ambulatório e consultas externas) na Unidade de Psicologia do Hospital de Santa Marta em Lisboa, exercendo actualmente a sua prática clínica maioritariamente em contexto privado. Colaborou como psicóloga na Direcção de Serviços de Psiquiatria e Saúde Mental da Direcção-Geral da Saúde, e em diversos projectos da Comissão Europeia, nomeadamente nas redes EAAD – European Alliance Against Depression e IMHPA – Implementing Mental Health Promotion Action, tendo também colaborado na preparação e edição do Programa Nacional de Luta Contra a Depressão, no contexto de programas prioritários do Plano Nacional de Saúde 2004-2010. Colaborou no Grupo de Coordenação da Saúde, no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tendo também desempenhado funções de investigadora em diversos projectos de investigação e grupos de trabalho nacionais e internacionais sobre boas práticas em saúde mental e na área da Psicologia da Saúde, nomeadamente, a European Health Psychology Society.

mais artigos de Sara Ferreira