Pesquisa
 

 

 

   Formação e Eventos   |   Livros   |  Newsletter   |  Fóruns   |   Colunistas   |   Diretório de Psicólogos
   homepage  >  directório de psicólogos  >  perguntas frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES  índice
New Page 1

Quais são os diferentes domínios de estudo e de intervenção da psicologia?

A Psicologia é uma espécie de “guarda-chuva” que abrange uma diversidade de sub-disciplinas e de sub-domínios de estudo e de intervenção, contando-se entre os exemplos melhor conhecidos a psicologia clínica, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia organizacional e a psicologia social, entre outros.

No entanto, a Psicologia abrange, efectivamente, muitos outros campos, podendo ser encontradas, por exemplo, na Associação Americana de Psicologia (www.APA.org) 53 divisões diferenciadas (áreas e sub-campos). Ao mesmo tempo, a psicologia também estabelece relações de proximidade e intersecção com outras ciências, entre as quais se incluem a sociologia, a antropologia, a biologia ou a medicina, entre muitas outras.

De seguida são apresentadas algumas breves descrições de algumas das áreas básicas da Psicologia:


Psicologia do Desenvolvimento

A Psicologia do Desenvolvimento (ou Psicologia Desenvolvimental) estuda as mudanças no pensamento e no comportamento que ocorrem ao longo de todo o ciclo de vida humano. Esta área preocupa-se não só em identificar estas mudanças mas também em descobrir os motivos pelos quais estas mudanças ocorrem, e como ocorrem. Por último, os psicólogos estudam o desenvolvimento sob muitos aspectos, como por exemplo a percepção, a cognição, as relações humanas, a linguagem e as competências sociais.

Apesar do desenvolvimento da criança ser privilegiado nesta área (em virtude das rápidas e profundas mudanças que ocorrem durante as primeiras fases da vida humana) a psicologia desenvolvimental também abrange o desenvolvimento adolescente e adulto (por ex. as mudanças na meia-idade e o envelhecimento).


Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional (ou Psicologia da Educação) consiste na aplicação da psicologia e dos métodos psicológicos ao estudo do desenvolvimento, da aprendizagem, da motivação, da instrução, da avaliação e temáticas associadas que influenciam a interacção entre o ensino e a aprendizagem. Trata-se, afinal, de uma definição bastante ampla em virtude das potenciais aplicações da psicologia educacional aos processos de aprendizagem serem bastante numerosas.


Psicologia Infantil

A Psicologia Infantil (também designada de Psicologia do Desenvolvimento da Criança) foca-se sobretudo no crescimento e desenvolvimento da criança e nas mudanças que ocorrem nas diversas áreas (incluindo as áreas física, cognitiva, emocional e social).


Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é tanto a prática como a investigação nas quais se aplicam os princípios da psicologia à avaliação, prevenção, melhoria e reabilitação das problemáticas psicológicas, das deficiências, do comportamento disfuncional e do comportamento nocivo para a saúde, bem como à melhoria e promoção do bem-estar psicológico e físico. De uma forma geral (embora não com carácter exclusivo), esta é a área da psicologia que se dedica às chamadas perturbações e problemáticas psicológicas nas quais se incluem, por exemplo, as perturbações da ansiedade, as perturbações e disfunções sexuais, as perturbações da personalidade, e as perturbações do estado de ânimo (depressão), entre outras.


Psicologia da Saúde

A Psicologia da Saúde consiste no conjunto de contributos educacionais, científicos e profissionais específicos da disciplina da psicologia para a promoção e manutenção da saúde e para a prevenção e tratamento da doença, e na identificação de correlatos etiológicos e de diagnóstico da saúde, da doença e disfunções relacionadas (Matarazzo, 1980). Neste sentido, a psicologia da saúde pode ser vista, de certa forma, como a área que abrange todos os psicólogos que trabalham na área da saúde física e mental.


Orientação Vocacional / Profissional

A área da orientação vocacional é também conhecida por orientação escolar e profissional, estando ligada à intervenção em domínios como o aconselhamento e orientação vocacional e a orientação e gestão da carreira. Os psicólogos em exercício neste domínio normalmente auxiliam os seus clientes a ultrapassar com sucesso as dificuldades ao nível das escolhas académicas, do planeamento da carreira, etc., recorrendo à exploração de valores e interesses pessoais, à utilização de instrumentos de exploração vocacional e ao fornecimento e análise de informação para a tomada de decisão.


Psicologia Social

O Homem é um animal social. Os nossos pensamentos, sentimentos e comportamento ocorrem frequentemente no âmbito das relações que estabelecemos com os outros. Nós influencia-mo-las e, por sua vez, elas influenciam-nos a nós. Neste sentido, a Psicologia Social é o estudo científico da forma como as pessoas pensam sobre os outros, influenciam os outros e relacionam entre si. Os fenómenos de influênca social estudados pelos psicólogos sociais incluem a pressão grupal e o conformismo, a obediência / cumprimento da autoridade, o amor, os esterótipos, o preconceito, o ódio e a agressão, entre muitos outros.


Psicologia da Personalidade

A personalidade é o que faz de alguém único. A Psicologia da Personalidade estuda as características que fazem de cada indivíduo diferente dos outros, bem como de que forma e porquê. Neste sentido, também estuda a natureza humana e a semelhanças praticadas por grupos de indivíduos.


Psicologia Cognitiva

A Psicologia Cognitiva estuda o conhecimento. Especificamente, ela investiga a forma como o Homem adquire e desenvolve oe pensamentos e as ideias, como utiliza esse conhecimento, como organiza esse conhecimento num sistema, e as condições sob as quais retém o conhecimento ao longo do tempo.


Psicologia Organizacional / Industrial

A Psicologia Organizacional (também conhecida por Psicologia das Organizações ou Comportamento Organizacional) consiste no estudo científico do comportamento e processos mentais em contextos organizacionais, bem como da forma de funcionar dessas mesmas organizações (em termos estruturais e dinâmicos). Por sua vez a Psicologia Industrial (também conhecida como Psicologia Ergonómica ou dos Factores Humanos) prende-se com o design científico do ambiente / contexto de trabalho em termos físicos e relacionais.


Psicologia do Desporto e do Exercício

A Psicologia do Desporto estuda (1) os factores psicológicos e mantais que influenciam e são influenciados pela participação e desempenho no desporto, no exercício e na actividade física, e (2) a forma como a participação no desporto, exercício e actividade física poderão incrementar o desenvolvimento pessoal e o bem-estar ao longo do ciclo-vital.


Psicologia Forense

Mais fora que dentro dos tribunais, os psicólogos têm vindo a explorar as relações entre a psicopatologia e o comportamento delinquente. De uma forma geral, os psicólogos executam avaliações de acusados e delinquentes, prestam serviços de consulta psicológica a vítimas e criminosos, avaliam a credibilidade de testemunhas, desempenham avaliações em situações de abuso de crianças, etc.


Psicologia Comunitária

A Psicologia Comunitária visa compreender as pessoas dentro dos seus mundos ou esferas sociais, tentando igualmente utilizar este conhecimento para melhorar o bem-estar dos indivíduos. Neste campo, os investigadores examinam sistematicamente as formas segundo as quais os indivíduos interagem com outros indivíduos, grupos sociais, igrejas, escolas, famílias, etc. e a cultura e ambiente mais abrangentes.

 

 

 
  Serviços ao Público
Directório de Psicólogos
Fórum de Discussão

  Textos de Apoio
arrow Perguntas Frequentes
arrow Casos Reais
arrow Tudo acerca da hipnose

  Profissionais
Anunciar no Directório

  Notícias
Como falar de sexo com adolescentes
Ajude os seus filhos a lidar com o stresse escolar
Divórcio: pais procuram apoio técnico para ajudar filhos
Será que o casamento tem de ser o fim da relação?
Crianças: como ensinar-lhes a arte de perder
A importância das emoções
Pais portugueses subestimam insucesso escolar dos filhos
Um em cada quatro homens sofre de ejaculação prematura
 
 
 
 
 
Sobre o Psicologia.pt   |   Informações Legais   |   Contactos   |   Publicidade   |   Pagamentos   |   Dados de tráfego
Recomende este site 
© 2005-2014 Psicoglobal, Lda
Todos os direitos reservados
Áreas da Psicologia   |   Artigos   |   Fóruns   |   Humor   |   Instrumentos Técnicos   |   Links
Livros  |   Newsletter   |   Notícias   |   Profissional e Estudante   |   Colaboradores   |   Directório de Psicólogos
Licença Creative Commons
O conteúdo desta página está licenciado sob uma
licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.