Objectivos e Potencialidades dos Fóruns

Apresentação dos objectivos, das potencialidades e das regras de participação dos Fóruns. LEIA ANTES DE PARTICIPAR.
Avatar do Utilizador
ASC
[Administrador]
[Administrador]
Mensagens: 195
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Localização: Portugal
Contacto:

Objectivos e Potencialidades dos Fóruns

Mensagempor ASC » quinta set 11, 2008 10:33 am

Objectivos

Os "Fóruns de Psicologia" foram criados primordialmente em virtude da inexistência de um espaço de âmbito transversal no contexto português, dedicado ao tema da Psicologia e dos Psicólogos e que permitisse a discussão plural e aberta neste domínio.

De facto, as múltiplas experiências pessoais e áreas de interesse dos profissionais e estudantes de Psicologia, as situações com que se defrontam na sua vida profissional, académica e pessoal, a própria diversidade de temáticas ligadas directa e indirectamente à Psicologia e a elevada expressão da Psicologia, dos Profissionais de Psicologia e dos Estudantes em Portugal tornavam imperativa, desee há muito, a criação de um espaço como este.

Neste sentido, esta plataforma pretende criar condições propícias ao debate e troca de ideias entre os técnicos e os académicos, entre os profissionais e os estudantes, entre os especialistas e os leigos.


Potencialidades

Os Fóruns apresentam diversas vantagens e potencialidades:

a) Os utilizadores têm a oportunidade de participar activamente, na qualidade de co-construtores, no desenvolvimento dos Fóruns - uma plataforma que se espera que exista PARA os utilizadores e PELOS utilizadores.

b) A riqueza, diversidade e utilidade dos fóruns depende da própria riqueza, diversidade e utilidade dos conteúdos produzidos pelos seus utilizadores. Introduz-se, desta forma, um princípio de co-responsabilização e de construção de um projecto comum com vantagens para todos.

c) O desenvolvimento dos fóruns obedece a uma lógica de crescimento exponencial, uma vez que mais utilizadores produzem mais conteúdos, os quais atraem e fidelizam mais utilizadores e assim sucessivamente. É, no entanto, fundamental, uma eficaz gestão e regulação dos fluxos de informação, a qual será assegurada, na medida das possibilidades, pelo conjunto de Moderadores dos fóruns.

d) Como resultado da possibilidade dos utilizadores formularem eles próprios as suas questões, comentários, críticas, posições, etc. verifica-se um maior grau de adequação dos conteúdos às suas necessidades e expectativas pois podem aferir as suas intervenções sempre que tal se mostre necessário ou do seu interesse.

e) Uma vez que os fóruns (ao contrário dos chats) não operam numa lógica de “tempo real”, o utilizador pode consultar e responder nos momentos mais oportunos para si, ao seu próprio ritmo.

f) Os contactos estabelecidos com outros utilizadores dos fóruns - estudantes, profissionais ou académicos - poderão apresentar mais-valias a diversos níveis: na identificação de projectos comuns e seu subsequente desenvolvimento; na potenciação de oportunidades de emprego ou de desenvolvimento da carreira; no acesso a diferentes / novas perspectivas teóricas e estratégias de intervenção; e muitas outras.

Voltar para “Objectivos dos Fóruns e Regras de Utilização”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante