O que é o Voluntariado?

Terá o mercado nacional capacidade para absorver o elevado número de licenciados? Quais serão as repercussões futuras deste cenário nos profissionais, nos estudantes, no mercado de emprego e na própria sociedade? Como deverão proceder os licenciados para potenciarem as suas opções profissionais e de carreira?

Moderador: César

ASC
[Administrador]
[Administrador]
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Contacto:

O que é o Voluntariado?

Mensagempor ASC » quinta out 18, 2007 5:18 pm

Voluntariado
(art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

Para mais informações visitar:
http://www.voluntariado.pt/left.asp?02.01
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Re: O que é o Voluntariado?

Mensagempor Psycologo » terça abr 01, 2008 12:22 pm

ASC Escreveu:Voluntariado
(art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

... realizadas de forma desinteressada...

Aqui se demonstra o cerne da questão.
"Vive o Minuto ao Segundo"
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

pois pois

Mensagempor leonardorosa » terça jun 03, 2008 4:00 pm

Na minha opinião, hoje em dia o voluntariado tem essencialmente duas vertentes:
1ª - prover as instituições (privadas e estatais) com técnicos na área da psicologia sem qualquer tipo de encargos
2ª - prover aos técnicos na área da psicologia com "experiência profissional", na esperança de tere sorte e arranjarem uma colocação.

Bah... e assim se vai no nosso belo país
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça jun 03, 2008 9:55 pm

Bem "dizido" Leonardo!
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

voluntariado 2

Mensagempor leonardorosa » quarta jun 04, 2008 8:18 am

Pior ainda é que o "Estado", que poderia eventualmente pôr um travão nisso, esfrega as mãos de contente, pois poupa uma carrada de Euros. Por isso caros colegas psicológos e licenciados em psicologia, continuem a bater às portas das instituições para ganhar "experiência". Se bem que é legítimo da vossa parte, pensem nesta situação como uma "pescadinha de rabo-na-boca". E depois não se venham queixar...

PS: lamento o desabafo meio agressivo mas hoje venho com a "neura"

PSS: gostava de ver o que acontecia se esse "voluntariado" não fosse admitido no CV
Carlos Calixto
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta jun 04, 2008 7:32 pm

Voluntariado

Mensagempor Carlos Calixto » quarta jun 04, 2008 9:19 pm

Olá colegas,

Não posso estar mais de acordo com o que foi dito acerca do voluntariado, concordo plenamente com o colega que "postou" anteriormente.

Embora não me agrade recriminar ninguém, não consigo compreender como centenas de colegas (ou milhares, quem sabe...) sujeitam-se a tempos de voluntariado sem fim, com o argumento de não ter experiência... Há uns tempos tive conhecimento que, num grande centro Hospitalar de Lisboa, trabalhavam numa unidade, em regime de voluntariado, mais de uma dezena de psicólogos. O que é inadmissível!

Todos nós acabamos o curso e nos sentimos inseguros, aliás, mau sinal seria se assim não fosse. ( para isso existe a supervisão e a psicoterapia pessoal, penso eu).

Revolta-me que algumas pessoas alimentem este ciclo vicioso sem pensar na questão da "pescadinha de rabo na boca", como disse um dos colegas. A verdade é que as instituições na altura em que são "encostadas à parede" pelos colegas que fazem voluntariado - sim, porque até esses querem, a determinada altura, avançar com a vida - recuam, esgrimindo um argumento determinante, quase fatal: " Claro que não o vamos contratar, veja lá que até temos em lista de espera colegas seus para fazer voluntariado." (perdoem-me a ironia).

Acho que há 2 coisas muito importantes em relação ao voluntariado:

1.º- Por ser um ciclo vicioso os muitos colegas que acham que têm de fazer voluntariado estão não só a colocar obstáculos no seu percurso, como a dificultar o acesso dos colegas mais novos ao mercado trabalho, uma vez que não permitem que seja operada a mudança estrutural necessária, nomeadamente ao nível do sistema de saúde.

2.º- Se os colegas acham que um trabalho altamente especializado, como aquele que se faz em PSI Clínica, é passível de ser chamado, ou arrumado, junto daqueles que estão na categoria de "voluntariado" ou "obras de caridade"(passo a ironia), estão a passar a triste e pouco meritória mensagem que o nosso trabalho qualquer um faz. Todos sabemos que isso não é verdade!

Para se beneficiar de um trabalho especializado é preciso pagar! Não somos menos competentes, nem menos sérios, que outros profissionais de saúde que, até por sinal, são remunerados ao longo dos seus períodos de internato.

Caros colegas, para todos termos colocação é necessário primeiro mudar-se mentalidades, sobretudo internamente...

Cumprimentos a todos

Ps.: Peço desculpa se o que escrevi é pouco consensual, bem sei que existe um meio termo entre isto tudo que escrevo. Talvez esteja, um pouco como a maioria dos colegas, pouco optimista em relação ao nosso futuro.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quarta jun 04, 2008 9:49 pm

Colegas leonardo e carlos, como nunca vos "vi" por cá, convido-vos a irem a um dos meus blogues www.psicologiaritadias.blgspot.com para verem a opinião que vários psicólogos ainda têm acerca do voluntariado e as percentagens de quem o faz. Enquanto se disser "coitado de mim que sou uma vítima" ou "psicologia e caridade confundem-me" existirá trabalho gratuito.
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

"psicologia e caridade confundem-me"

Mensagempor leonardorosa » quinta jun 05, 2008 8:21 am

há dias que um alicate confunde-me.
fora de brincadeiras...
o blogue não funciona...
De qualquer maneira a minha opinião é empírica... de conhecer e de ver situações desse tipo.
Quanto ao "não me ver por aqui"... bem não tenho dedicado muito tempo ao forum...
desde que li por aqui uns posts sobre as crianças indigo fugi com o saco na cabeça :)
Talvez estaeja a entrar na andropausa ou apenas em crise existencial :D
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quinta jun 05, 2008 9:08 pm

www.psicologiaritadias.blogspot.com

era só colocar um "o"...ai esse alicate
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

hum

Mensagempor leonardorosa » quinta jun 05, 2008 10:45 pm

haverá alguma razão inconsciente para a cara colega ter deixado cair "o", terá sido um acto falhado?!?
brincadeirinha... espero que não leve a mal
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » sábado jun 14, 2008 3:08 am

Que brincadeira :lol: :lol:
Vendo pizzas congeladas :D
Meia_Lua
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quinta out 25, 2007 10:40 pm

Re: O que é o Voluntariado?

Mensagempor Meia_Lua » terça jul 17, 2012 12:22 am

Alguém sabe se um psicólogo em situação de desemprego e a receber o respectivo subsídio de desemprego, se estiver a fazer voluntariado numa instituição, pode efectuar avaliações e assinar relatórios (uma vez que não é técnico daquela instituição e sim voluntário), se lhe for solicitado?? Não concordo, mas pergunto se do ponto de vista legal, tem alguma limitação. Obrigado.
ASC
[Administrador]
[Administrador]
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Contacto:

Re:

Mensagempor ASC » terça jul 17, 2012 9:23 am

Ana Rita Escreveu:http://www.psicologiaritadias.blogspot.com

era só colocar um "o"...ai esse alicate

Ana Rita,

Corra a ocupar o endereço antes que outra pessoa o faça :D

Voltar para “Mercado de Trabalho, Emprego e Carreira”