Fazer Voluntariado: Sim ou Não?

Terá o mercado nacional capacidade para absorver o elevado número de licenciados? Quais serão as repercussões futuras deste cenário nos profissionais, nos estudantes, no mercado de emprego e na própria sociedade? Como deverão proceder os licenciados para potenciarem as suas opções profissionais e de carreira?

Moderador: César

nunopess
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça abr 22, 2008 10:51 am

Fazer Voluntariado: Sim ou Não?

Mensagempor nunopess » quinta jul 10, 2008 2:58 pm

Aviso a todos os Psicólogos que não façam voluntariado, pois a nossa classe está a cair completamente no descrédito. Ninguem pede quando avaria o carro, um mecânico voluntário nem quando precisamos de um advogado ou professor não existem voluntários, a classe médica é estimada e valorizada porque não se presta a esses serviços, os Psicólogos são a classe profissional mais credível e valorizada em muitos paises, no entanto em portugal somos explorados mal pagos e vistos como charlatães!!!
secretsmiler
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo dez 09, 2007 10:30 pm

Re: Por favor não façam Voluntariado

Mensagempor secretsmiler » quinta jul 10, 2008 5:21 pm

Permita-me só acrescentar...não façam voluntariado POR INTERESSE! Pois existem outras formas de voluntariado não relacionados com a classe de psicólogos que, na minha opinião, deve ser proliferadas.

Cumprimentos.

:wink:
"Enquanto se espera que a razão governe o mundo, Fome e Amor asseguram o seu funcionamento..." (Schiller)
resomar
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo fev 24, 2008 2:35 pm

Mensagempor resomar » quinta jul 10, 2008 7:43 pm

Subscrevo o que disse o user secretsmiller!
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » quinta jul 10, 2008 8:46 pm

Por mim, voluntariado, acabava. :D
Osso Duro De Roer
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado jul 24, 2004 5:40 pm

Mensagempor Osso Duro De Roer » sexta jul 11, 2008 1:32 am

NunoF Escreveu:Por mim, voluntariado, acabava. :D

Sem tirar nem pôr.
ticaacit
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mar 14, 2007 2:09 pm

concordo/discordo

Mensagempor ticaacit » sexta jul 11, 2008 10:05 am

Bom dia!

Gostaria de deixar o meu parecer relativamente à questão do voluntariado.
Fiz durante alguns meses..e foi a melhor coisa que me podia ter acontecido, pois para além de aprender muita coisa (que durante o curso não foi possível), abriu portas para um possível emprego! Cabe a cada um optar..ficar em casa à espera que o emprego bata à porta (o que não me parece), ou ir à luta!e se for preciso fazer umas horas a mais, mesmo não recebendo..quando se gosta pq nâo???

Está cada vez mais difícil encontrar um emprego na área para a qual estamos habilitados... :shock:
ticaacit
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mar 14, 2007 2:09 pm

Mensagempor ticaacit » sexta jul 11, 2008 10:06 am

«...loucos são aqueles que não compreendem a nossa loucura...»
Osso Duro De Roer
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sábado jul 24, 2004 5:40 pm

Mensagempor Osso Duro De Roer » sexta jul 11, 2008 2:56 pm

Por existir essa mentalidade de "psicólogo = voluntário" é que não abrem mais vagas e há tanto desemprego.
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Re: concordo/discordo

Mensagempor *Marta* » sexta jul 11, 2008 3:25 pm

ticaacit Escreveu:abriu portas para um possível emprego!

Então e diga lá, conseguiu o tão ansiado emprego??
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sexta jul 11, 2008 4:08 pm

Mesmo que tenha conseguido o emprego Marta, a logica cai sempre no salve-se quem puder! E admito que esta logica me causa alergia... Caro ASC, sugiro humildemente que este topico se torne inamovivel pois é uma informacao importante a passar, ainda que trabalho nao remunerado possa ser o mais adequado para nao gerar confusoes.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
rfc55
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta set 13, 2006 9:00 am

Mensagempor rfc55 » sexta jul 11, 2008 5:46 pm

Subscrevo! (é tempo de pôr ordem)
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » sexta jul 11, 2008 6:01 pm

O pessoal anda aqui com ideias muito radicais. Aconselho-os a lerem alguns topicos onde se abordou a temática do voluntariado até à exaustão.
"Vive o Minuto ao Segundo"
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » sexta jul 11, 2008 6:25 pm

A exaustao referida ainda nao chega psychologo, é preciso muito mais.
lilianepintogoncalves
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta jul 17, 2008 2:28 pm
Contacto:

Mensagempor lilianepintogoncalves » quinta jul 17, 2008 2:38 pm

Eu penso que o voluntariado é muito importante em certas áreas, mas penso que neste momento o voluntariado é nem mais, nem menos, "abusar" da nossa classe, mas penso que mais vale uma pessoa ir aprendendo numa instituição do que ficar em casa, ou a trabalhar noutra área qualquer, que não tem nada a ver como já me aconteceu :shock: e é muito frustrante, ao menos no voluntariado, sentimo-nos uteis e a fazer aquilo que realmente gostamos...
mas a verdade é essa, só há voluntarios e o nosso emprego acaba, definitivamente! :roll:
mf
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda jun 16, 2008 9:38 pm

Voluntariado

Mensagempor mf » domingo ago 17, 2008 10:15 pm

Acho que é importante ajudar quem precisa, no entanto grande parte de nós precisa de trabalhar para viver e como tal não é aceitável estar anos num lugar de voluntário que nunca vai ser ocupado por um profissional enquanto continuarem a existirem os voluntariados. Já repararam que isso praticamente só existe na Psicologia e praticamente na área Clínica...
Já chega de nos tratarem como coitadinhos, já não basta o trabalho precário a recibos verdes, quanto mais trabalhar de graça.
Tive algumas experiências de voluntariado enquanto estudante que foram importantes, mas depois de terminar o meu curso considerei que deveria dignificar a minha profissão, sou uma profissioinal e devo ser tratada como tal. Valorizem-se.
teresacruz
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta set 10, 2008 6:59 pm

Mensagempor teresacruz » segunda set 15, 2008 9:25 am

Olá caros colegas, sabem que há psicologos a ganhar 600 euros mensais??? Na minha opinião, isto existe porque se o colega que ganha 600 euros não aceitar há muito voluntariado á espera a custo 0. Sem palavras......
A esperança realmente tem que ser a ultima a morrer.
lauramribeiro
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 14, 2008 3:45 pm

Re: Fazer Voluntariado: Sim ou Não?

Mensagempor lauramribeiro » segunda set 15, 2008 10:45 am

nunopess Escreveu:Aviso a todos os Psicólogos que não façam voluntariado, pois a nossa classe está a cair completamente no descrédito. Ninguem pede quando avaria o carro, um mecânico voluntário nem quando precisamos de um advogado ou professor não existem voluntários, a classe médica é estimada e valorizada porque não se presta a esses serviços, os Psicólogos são a classe profissional mais credível e valorizada em muitos paises, no entanto em portugal somos explorados mal pagos e vistos como charlatães!!!

Nem mais!

Saudações Psi :)
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » segunda set 15, 2008 1:20 pm

Discordo completamente. Os colegas aqui ou não sabem o que se entende por voluntariado ou não querem saber.
O voluntariado não deveria servir para fins de enriquecimento curricular, mas sim o enriquecimento pessoal e de ajuda ao próximo. O voluntariado deve ser encarado de forma desinteressada.
Agora sugerirem o boicote ao voluntariado por parte da nossa classe é completamente descabido.
"Vive o Minuto ao Segundo"
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » segunda set 15, 2008 2:27 pm

Psycologo,

concordo consigo, plenamente. Porém, acho que o que os colegas têm vindo a referir é justamente esse "voluntariado" profissional, que vemos todos os dias mascarados de "estágio não remunerado", por exemplo.
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » segunda set 15, 2008 3:26 pm

Psycologo Escreveu:Discordo completamente. Os colegas aqui ou não sabem o que se entende por voluntariado ou não querem saber.
O voluntariado não deveria servir para fins de enriquecimento curricular, mas sim o enriquecimento pessoal e de ajuda ao próximo. O voluntariado deve ser encarado de forma desinteressada.
Agora sugerirem o boicote ao voluntariado por parte da nossa classe é completamente descabido.

Psychologo, sabes muito bem que a palavra voluntariado não está a ser levada à letra e por esse motivo propõe-se falar em trabalho não remunerado para que não existam mais confusões... as características do voluntariado são o que disseste, mas neste contexto não é disso que se trata. Não desconverses por uma questão de português! :wink:

Voltar para “Mercado de Trabalho, Emprego e Carreira”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante