APOIAR QUEM PROCURA EMPREGO

Terá o mercado nacional capacidade para absorver o elevado número de licenciados? Quais serão as repercussões futuras deste cenário nos profissionais, nos estudantes, no mercado de emprego e na própria sociedade? Como deverão proceder os licenciados para potenciarem as suas opções profissionais e de carreira?

Moderador: César

miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mar 04, 2009 6:15 pm

APOIAR QUEM PROCURA EMPREGO

Mensagempor miguel_lopes » terça mar 10, 2009 8:15 pm

Caros colegas, acho interessante a ideia deste forum de emprego, é uma ferramenta importante para quem procura emprego nestas areas sociais é de louvar esta iniciativa... a partir desta ideia quiça uma organização de apoio a jovens licenciados na procura do seu emprego e até apoios às empresas para contratarem técnicos.

Saudações

Miguel
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » terça mar 10, 2009 9:22 pm

miguel_lopes, aqui não se procura emprego nas áreas sociais, mas sim nas áreas da Psicologia. :wink:
O apoio a jovens licenciados... Em que moldes se faria isso?
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor miguel_lopes » terça mar 10, 2009 11:44 pm

Boa noite caros colegas,

Em principio poderia ser uma associacão ou um grupo de ajuda mutua, para ajudar os jovens licenciados a encontrar o seu posto de trabalho numa associação ou um emprego no mercado de trabalho e até apoio à contratação nas empresas e associações, ajuda em varios dominios do que envolve procurar emprego e até apoio psicológico. esta ideia surgiu-me por causa da minha tese de mestrado que foi sobre emprego apoiado na doença mental. talves é uma ideia sem viabilidade ... lol

Atenciosamente,

Miguel

"Dar a cada emoção uma personalidade, a cada estado de alma uma alma" F.P. In Livro do Desassossego
Susana Nogueira
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta fev 22, 2008 7:49 pm

Mensagempor Susana Nogueira » quarta mar 11, 2009 11:30 am

Olá Colegas,
acho a ideia muito interessante!
Miguel, podes dar mais pormenores acerca dessa ideia? Já tens alguma coisa definida ou ainda estás a fazer "prospecção de mercado"? :)
miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor miguel_lopes » quarta mar 11, 2009 5:48 pm

cara colega,

Foi uma ideia que me surgiu qdo descobri a existencia deste portal e porque a minha tese foi sobre emprego apoiado ... foi so uma ideia ...

é assim que nascem os projectos, lol ...

Saudações Psi´s,

Miguel
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » quarta mar 11, 2009 10:52 pm

Baseado na sua tese sobre "emprego apoiado na doença mental".
Faz sentido. O nosso handicap (para não lhe chamar outra coisa) é sermos psicólogos. 8)
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

Mensagempor leonardorosa » quarta mar 11, 2009 10:53 pm

Vais andar a cavalo a segurar o chapéu? 8)
pinkme
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sexta mar 13, 2009 11:31 am

Mensagempor pinkme » sexta mar 13, 2009 6:28 pm

Também gostava de saber mais pormenores mas desde já lhe deixo o meu apoio e melhores sucessos para qualquer projecto que venha a desenvolver.
ricardoffpinto
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta mar 05, 2009 5:50 pm

Mensagempor ricardoffpinto » sexta mar 13, 2009 6:32 pm

olá caros colegas

recentemente adicionado a este forum e já com 2 anos de experiencia no mercado de trabalho procuro agora um novo desafio profissional. O mesmo será dizer que lá vão 2 meses que o desemprego não me sai da porta. Miguel essa é uma ideia, mais do que interessante, necessária mas que acho k nao passaria de mais uma repetição da função essencial dos nossos centros de emprego. O problema é que não se fazem omoletes sem ovos e se as fizremos sem os ingredientes necessários saem mal de certeza.

Cumprimentos
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » sexta mar 13, 2009 10:49 pm

Mas falamos de recém-licenciados apenas?
miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor miguel_lopes » sexta mar 13, 2009 11:13 pm

AbLaZe Escreveu:Mas falamos de recém-licenciados apenas?

NAO SEI , TALVEZ SIM , OU NAO

EU ANDO A DELIMEAR AINDA UM PROJECTO

ESTA EM FORÇA QQ COISA

SAUDAÇOES PSI´S

MIGUEL
miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor miguel_lopes » sexta mar 13, 2009 11:37 pm

ricardoffpinto Escreveu:olá caros colegas

recentemente adicionado a este forum e já com 2 anos de experiencia no mercado de trabalho procuro agora um novo desafio profissional. O mesmo será dizer que lá vão 2 meses que o desemprego não me sai da porta. Miguel essa é uma ideia, mais do que interessante, necessária mas que acho k nao passaria de mais uma repetição da função essencial dos nossos centros de emprego. O problema é que não se fazem omoletes sem ovos e se as fizremos sem os ingredientes necessários saem mal de certeza.

ACHAS MESMO INTERESSANTE, EM QUE MEDIDA EM QUE PODERIAMOS DESENVOLVER UMA CENA DESTAS HUMMM!!!

TALVES AJUDAR AS PESSOAS DESEMPREGADAS A NEGOCIAREM O SEU EMPREGO COM AS EMPRESAS , OFERECENDO-HLES APOIO PARA O CONSEGUIR E DESDE O APOIO PSICOLOGICO E NA PROPRIA NEGOCIAÇÃO COM AS EMPRESAS ...

QUE AXAM ... PARECE ABSURDA ...

SAUDAÇOES PSI`S

MIGUEL
ASC
[Administrador]
[Administrador]
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Contacto:

Novos serviços dedicados à Gestão de Carreira

Mensagempor ASC » segunda mar 16, 2009 11:20 am

Caros/as utilizadores(as),

No âmbito do tema em discussão neste tópico tenho gosto em informar que muito brevemente serão anunciados no Psicologia.com.pt Serviços de Gestão de Carreira que visam responder às necessidades sentidas por um conjunto crescente de profissionais que em comum partilham o facto de possuírem elevadas classificações académicas e de se confrontarem recorrentemente com a necessidade de tomar decisões com forte impacto na sua vida profissional e pessoal.

A complexificação do sistema de emprego, a constante evolução dos mercados económicos e as profundas alterações sociais sentidas nas últimas décadas colocam novas exigências e desafios aos profissionais forçando-os a lidar com um mundo em mutação acelerada onde a detenção das competências técnicas e comportamentais pode não ser suficiente para atingir os objectivos individuais e a componente incerteza se torna parte integrante da fórmula que leva ao sucesso.

Os processos inerentes à obtenção do primeiro emprego, à transferência de posto de trabalho ou, simplesmente, à gestão do percurso profissional são complexos e frequentemente recheados de dúvidas e incertezas tendendo a ser dominados pela sensação de falta de controlo e aleatoriedade. Pelo impacto potencial que têm na vida dos sujeitos estes processos de decisão constituem, naturalmente, momentos de pressão social e psicológica, frequentemente, agravada pela falta de competências para lidar eficazmente com a situação e pela inexistência de apoio técnico.

Respondendo a estas necessidades e compreendendo que diferentes momentos de carreira implicam abordagens e metodologias distintas o Psicologia.com.pt disponibilizará duas modalidades orientadas para:

- Profissionais em situação de procura de primeiro emprego ou com percursos profissionais inferiores a três anos que denominamos integração profissional

- Profissionais com mais de três anos de experiência profissional no mercado (serviço de gestão de carreiras especializado)

Estes serviços serão da responsabilidade do Dr. Ricardo Alves
http://www.linkedin.com/in/ricardoferreiraalves

Cumprimentos,

ASC
Admin
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » segunda mar 16, 2009 7:23 pm

Creio que a questão aqui está em iniciar a carreira e não em geri-la. :roll:
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » segunda mar 16, 2009 7:34 pm

AbLaZe Escreveu:Creio que a questão aqui está em iniciar a carreira e não em geri-la. :roll:

Infelizmente. :(
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
tricia2
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta jun 11, 2008 8:39 pm

Mensagempor tricia2 » segunda mar 23, 2009 11:00 am

Olá miguel lopes,

Gostei da tua ideia, mas gostaria de saber mais sobre a tua tese parece me mais interessante. É possivel mandares me um resumo da mesma.

O meu mail é tricia@sapo.pt

Espero que não me leves a mal, também tenho andado com umas ideias mas vão mais de encontra com o tema da tua tese.
reginasantos
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta mai 13, 2009 2:14 pm

Mensagempor reginasantos » sexta mai 15, 2009 11:20 am

Olá caros colegas... penso que está a surgir boas ideias mas... será que são só os recem licenciados que necessitam de auxilio????`´E que pela realidade que conheço a crise está mais vocacionada para os que já têm a sua licenciatura há algum tempo....... :(
JBS
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda set 10, 2007 1:05 pm

Mensagempor JBS » terça jul 07, 2009 7:06 pm

e ja conhecem os Gabinetes de Inserção Profissional - GIP - criados recentemente com o apoio do IEFP?

Cumprimentos,
JBS
Blackberry
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça nov 27, 2007 12:41 pm

Mensagempor Blackberry » terça jul 07, 2009 8:46 pm

JBS Escreveu:e ja conhecem os Gabinetes de Inserção Profissional - GIP - criados recentemente com o apoio do IEFP?

Cumprimentos,

São os gabinetes que vieram "substituir" as UNIVAS...
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » quarta jul 08, 2009 9:56 pm

Blackberry Escreveu:
JBS Escreveu:e ja conhecem os Gabinetes de Inserção Profissional - GIP - criados recentemente com o apoio do IEFP?

Cumprimentos,

São os gabinetes que vieram "substituir" as UNIVAS...

São camiões de areia para os olhos do pessoal, é o que são!...

Voltar para “Mercado de Trabalho, Emprego e Carreira”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante